TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Apoios e Lajes

Por:   •  3/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Apoios e lajes

Pesquisa bibliográfica

Estabilidade das construções II

Laura Rezende Pereira de Queiroz

TIA 32215223

Turma A11

        Apoios

        Os apoios, ou vínculos, são parte de um modelo estrutural capaz de manter as construções estáveis. Essa estabilidade é calculada considerando um plano tridimensional, de forma que têm forças agindo nos eixos XYZ, as quais precisam ter a sua somatória igual a zero para considerar o conjunto em equilíbrio estático. Dessa forma, os apoios são os elementos estruturais responsáveis por garantir que a construção não se desloque.

        Estes elementos estruturais tem uma classificação que vai de acordo com a capacidade de restringir movimentos em todos os eixos. Sendo assim, são divididos em três.

  1. Apoio articulado móvel

Também chamado de apoio de primeiro gênero, esse tipo resiste somente às forças verticais, permitindo deslocamento horizontal e rotacional. Eles são representados na física por triângulos com círculos ou traço embaixo, ou também somente um círculo. O material mais comum para os apoios articulados móveis é o Neoprene, feito a base de elastômero sintético policloropreno. Por ser um material oriundo do petróleo, ele apresenta algumas características vantajosas quando  utilizado na construção civil, como a alta resistência à intempéries, ao ozônio e à agentes químicos. O apoio articulado móvel pode ser encontrado em viadutos, pontes, edifícios, conjuntos urbanos, entre outras edificações.

[pic 1]fonte: https://www.diprotec.com.br/novoadmin/fotos/2-118/130717051004.jpg [pic 2]fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ZV3mlfty-4A

  1. Apoio articulado fixo

Também chamado de apoio do segundo gênero, esse tipo consegue resistir às forças verticais e horizontais, mas ainda permite o deslocamento rotacional. Sua representação não passa de um triângulo, algumas vezes contendo um círculo em sua ponta. Esse tipo de apoio é comumente feito a partir de metais, como aço e ferro. Sua utilização não se resume a apenas um tipo de edificação, uma vez que pode ser encontrado em pontes, estações de trem e metrô, entre outras.

[pic 3]fonte:

[pic 4]fonte:  

  1. Apoio de engaste

O terceiro e último tipo de apoio também é conhecido como vínculo de terceiro gênero, uma vez que é responsável pelo impedimento de deslocação nos três eixos. A denominação de engaste surgiu justamente da sua capacidade de reagir aos esforços horizontais, verticais e rotacionais, permitindo a maior estabilidade da estrutura. Esse elemento é representado por um traço perpendicular à superfície de apoio, por exemplo uma viga. Esse tipo é muito utilizado na construção civil para promover o apoio de vigas e lajes de concreto, muito frequente em pontes e viadutos.

[pic 5]fonte: http://professor.pucgoias.edu.br/sitedocente/admin/arquivosUpload/3095/material/SEI-REACOESDEAPOIO-2019.pdf

[pic 6]fonte:

Lajes

        Responsáveis pela ligação entre pavimentos de um edifício, as lajes são elementos estruturais cuja disposição consiste na largura e comprimento expressamente com maiores dimensões do que a espessura. As lajes normalmente são apoiadas em vigas, que por sua vez se apoiam em pilares e assim distribuem as cargas aplicadas na construção. Os esforços atuantes nas lajes são o peso próprio, impermeabilização, peso do revestimento, coberturas e sobrecargas.

        Existem alguns tipos diferentes de lajes, levando a uma certa classificação.

  1. Lajes maciças

As lajes maciças são os elementos estruturais de concreto armado (concreto com armações de aço). Elas são utilizadas em todo tipo de construção, normalmente sendo apoiadas ao longo de todo o seu contorno, mas também podem ter as chamadas “bordas livres”. Quanto as suas vantagens, normalmente não é utilizada em projetos de pequeno porte, como residenciais, pois não apresenta muita vantagem econômica. O resultado médio de área das lajes maciças é de 15 a 20 metros quadrados.

[pic 7]

Fonte:  

  1. Laje cogumelo

A lajes cogumelos possuem essa denominação devido ao formato delas que se assemelham à cogumelos. Isso ocorre porque a estrutura de apoio dessas lajes é formada somente por pilares e capitéis, o topo das colunas que são os responsáveis por esse efeito. Elas podem ser maciças, de concreto armado ou protendido ou de outros materiais. Devido a eliminação das vigas permite uma abertura maio da estrutura, aumentando a ventilação e iluminação do ambiente.

[pic 8]

        Fonte:  

  1. Laje nervurada

As lajes nervuradas são aquelas que apresentam nervuras, onde são localizadas as armações. Elas são utilizadas para vencer grandes vãos, já que seu peso próprio é menor em comparação às lajes maciças, devido à substituição de parte do concreto por isopor. Essa substituição resulta também no maior conforto térmico e acústico do edifício, além da baratear o custo da construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com