TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Apoios e Lajes

Por:   •  28/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 5

ESTABILIDADE - PESQUISA SOBRE APOIOS E LAJES

APOIOS

Os apoios(vínculos) são capazes de restringir movimentos nas estruturas, seja horizontal, vertical ou de rotação, através de reações que se opõem aos movimentos. Existem três tipos básicos de apoios: móvel, fixo e engaste, cada um reagindo de maneira diferente à movimentação da estrutura. A resposta dos apoios também depende do tipo de material e dos esforços aplicados na estrutura.

-APOIO ARTICULADO MÓVEL:

O apoio móvel permite movimentos na horizontal, limitando a movimentação no sentido perpendicular, ao impedir um movimento ele cria uma reação, por isso é chamado de apoio de primeiro gênero. O apoio móvel permite a rotação do sólido apoiado, em torno do ponto.

-APOIO ARTICULADO FIXO:

O apoio fixo restringe a movimentação no sentido horizontal e vertical, gerando duas reações, sendo chamado de apoio de segundo gênero, viabilizando apenas a rotação da estrutura apoiada.

-ENGASTE:

O engaste restringe movimentações na horizontal, vertical e de rotação, gerando três reações, portanto chamado de apoio de terceiro gênero.

LAJES

As lajes desempenham o papel de conectar os diferentes pavimentos de uma construção, podendo servir como base para contrapisos ou funcionar como o próprio teto. Normalmente, elas são suportadas por vigas, as quais, por sua vez, são apoiadas em pilares, garantindo a distribuição eficaz do peso da edificação.

-LAJES MOLDADAS IN LOCO:

As lajes moldadas in loco são produzidas diretamente no canteiro de obras, asseguram um processo com tempo médio, devido à necessidade de cura do concreto, dispensam a exigência de mão de obra altamente especializada e ainda permitem a criação de diferentes formatos, de acordo com as fôrmas utilizadas.

LAJE MACIÇA:

A laje maciça é o tipo mais comumente empregado no Brasil. Consiste em uma placa de concreto armado, projetada para suportar tanto forças de tração quanto de compressão, é construída durante o processo de obra, possuindo espessuras que normalmente variam de 7 a 15cm. Sua execução envolve a combinação de fôrmas que criam uma superfície onde o concreto é depositado sobre a armadura de aço. Esse tipo de laje é utilizado em espaços com pequenas distâncias entre apoios(vãos), onde a espessura de concreto armado em compressão é limitada, como em construções residenciais. Além dos desenhos planificados, o sistema possibilita a criação de formas tridimensionais e fluidas. Além disso, demonstra uma notável resistência a trincas e fissuras. Devido à considerável quantidade de material utilizado nas fôrmas, que são posteriormente descartadas, há um aumento significativo no custo total da obra, além de uma maior produção de resíduos. É importante ressaltar que, devido ao maior volume de concreto utilizado o peso aumenta.

LAJE NERVURADA:

As lajes nervuradas consistem em conjuntos de vigas no formato de "T", podendo apresentar nervuras em uma ou duas direções. Criam espaços amplos sem a necessidade de pilares ou vigas intermediárias, conferindo maior flexibilidade aos ambientes. Devido à necessidade de precisão na elaboração das nervuras e na colocação da armadura, esse sistema requer mão de obra altamente especializada e um maior volume de material para a confecção das fôrmas. Do ponto de vista estrutural, as construções tendem a ter uma altura maior, o que, em termos de desenho, pode apresentar desafios na integração com outras etapas do projeto, como os sistemas de instalações prediais - como elétrica e hidráulica, por exemplo. Durante a execução no canteiro de obra, é crucial ter cuidado e atenção durante a concretagem, para evitar áreas vazias. Isso requer um processo de vibração do concreto bem conduzido.

LAJE COGUMELO:

As lajes tipo cogumelo são aquelas que têm apoio direto sobre pilares. Podem ser construídas de forma maciça, utilizando concreto armado ou protendido, ou então podem ser compostas com a incorporação de material inerte, formando lajes nervuradas. É possível também que possuam um capitel, que pode ter formato quadrado ou circular, sobre o qual a laje se sustenta. Devido a ausência de pilares, essa laje pode vencer grandes vãos, porém está sujeita ao alto grau de cisalhamento nos pilares. O custo da obra aumenta devido a espessura da laje e a exigência de mão de obra especializada.

-LAJES PRÉ-MOLDADA:

A laje pré-moldada é fabricada por processos industriais, resultando em uma montagem unidimensional devido aos seus moldes pré-fabricados, composta por vigotas de concreto e materiais que proporcionam o seu respectivo ligamento. Além de ser mais econômica, sua instalação é simples e é capaz de suportar diversas cargas, inclusive em vãos maiores.

LAJE TRELIÇADA COM LAJOTAS:

Utiliza vigotas de concreto armado para suportar uma lajota de fechamento, com posterior aplicação de uma cobertura de concreto para unir as peças. Essa técnica é adequada para vãos parcialmente grandes, e as dimensões e espaçamentos das vigotas são determinados pela carga que a laje irá suportar. Algumas características e vantagens dessa abordagem incluem sua aplicabilidade em vãos de diferentes tamanhos, custo relativamente baixo, dispensa o uso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com