TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Elementos Primários na Arquitetura

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

SOPHIA MOURA NOGUEIRA

Avaliação Concepção Projetual

                                                    São Luís-MA

                                                           2017

[pic 1]

Inaugurado em 1817, com o nome de Teatro União, o Teatro Artur Azevedo faz parte do estilo neoclássico e foi renomeado na década de 20 em homenagem ao teatrólogo maranhense. O edifício entrou momentos de crise e chegou a funcionar como cinema, além de sofrer restaurações que acabaram por descaracterizar alguns de seus elementos.

Atualmente, o Teatro Arthur Azevedo possui a seguinte estrutura: salão de entrada, plateia, palco, salões nobre, versátil, de dança, de coro; bar, carpintaria, sala de costura/adereçaria e lojinha de souvenirs.

A escolha correta dos solos e dos matérias garante a permanência firme do Teatro, que completa 200 anos desde sua fundação. Algumas reformas foram feitas, mas em virtude do resgate dos seus elementos originais

Apesar de no momento estar em obra, o teatro é palco para inúmeros espetáculos tanto teatrais, como a semana de dança, shows privados e públicos etc. Sua lotação é de 750 pessoas, com cadeiras acolchoadas e possui rampas de acesso para deficientes.

[pic 2]

 O edifício no estilo neoclássico composta por três pavimentos coroados com um frontão triangular, onde encontra-se a lira de Apolo em alto relevo, compõem a belíssima paisagem da rua do Sol. Embelezando ainda mas a fachada observa-se pilastras coríntias, rosáceas e carrancas de leões, acima vêem-se os óculos decorados com guirlandas de flores. O belo teatro não perde seu destaque durante a noite, além dos lampiões antigos ao redor do prédio, conta-se com iluminação da fachada e do telhado valorizando adequadamente a arquitetura e valoriza a imagem do teatro na paisagem do Centro Histórico. A admiração da população pelo Teatro Artur Azevedo foi constatada no ano de 2011 quando uma votação popular em São Luís elegeu o teatro com patrimônio cultural material da cidade. 

[pic 3]

[pic 4]

Em termos sociais e econômicos, o teatro oferece espetáculos de diversos segmentos. Infelizmente o Brasil ainda é um país que não oferece o suficiente de cultura acessível para seu povo, os espetáculos teatrais e shows possuem caros ingressos e não chegam à população mais pobre. Porém, com incentivos culturais do governo e/ou iniciativa privada o teatro oferece programação gratuita ou a troca de ingresso por 1kg de alimento não perecível, importante iniciativa para atrair as pessoas que não tem acesso à cultura por causa da renda a um espaço considerado como apenas para pessoas privilegiadas como acontecia no século 19.

Em termos de sustentabilidade, infelizmente, o teatro não possui um sistema para economia de energia e coleta de lixo para reciclagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (418.4 Kb)   docx (334.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com