TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos Modificadores na Arquitetura

Por:   •  28/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Elementos modificadores:

Os elementos modificadoras são condições da arquitetura; também podem ser usadas como elementos na identificação de lugares e suas possíveis configurações  dos elementos modificadores  que são provavelmente infinitas  e O elemento modificador mais importante na Casa de Schminke é a iluminação. A luz é uma condição da arquitetura, mas também pode ser um elemento. a luz, tanto natural quanto artificial, pode ser manipulada pelo projeto para identificar lugares e conferir a eles um aspecto particular,  Um foco de luz pode identificar o lugar de qualquer coisa para a qual desejamos chamar atenção e foi exatamente o que Scharoun fez, ele identificou as diferentes partes do pavimento de estar principal por meio de diferentes tipos de luminárias.

[pic 1]

A planta de iluminação acima mostra o cuidado com que Scharoun utilizou diferentes tipos de lâmpadas elétricas para ajudar a identificar lugares dentro da casa. Ele projetou luminárias especialmente para atingir uma série de efeitos; algumas delas, ele chamou de Platzleuchte – “luminárias que definem lugares”.

Para identificarmos lugares por meio da arquitetura, a luz – tanto a luz variável do céu quanto a luz das lâmpadas elétricas, que podemos controlar com precisão – pode contribuir de diversas maneiras. A maneira como ela contribui para a identificação de lugares faz parte da arquitetura. As decisões referentes à luz são importantes para a organização conceitual do espaço e afetam o modo como utilizamos os elementos básicos da arquitetura. A luz contribui para o aspecto e a ambiência de um lugar.

Luzes naturais:

Nas iluminaçãos naturais ele usou como vedação paredes de vidros. como as melhores vistas estão no norte e nordeste da edificação Scharoun  orientou os espaços de estar com relação à essas vistas, por meio dessas grandes paredes e janelas de vidro no lado norte da casa.

Nos dois pavimentos de estar principais da residência, criou terraços em balanço no norte (em especial, destaca-se o terraço pontiagudo no nível superior), projetados para receber o sol do entardecer no verão, vindo do oeste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (148.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com