TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Periodos Arquitetonicos

Por:   •  2/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

Mini biografia de LE CORBUSIER

Charles Edouard Jeanneret Gris este era o verdadeiro nome de Le Corbusier um famoso arquiteto do século XX nascido no dia 06/10/1887 na cidade de La Chaux de Fouds da Suíça, filho de um relojoeiro e de uma professora de piano que aos 13 anos abandonou os estudos fundamentais e foi aprender a fazer relógios em uma escola de belas artes de sua cidade. Ali teve seu primeiro contrato com designer e desenho, o jovem tinha tudo para seguir a profissão de seu pai mais para ele o ofício de relojoeiro era muito limitado no quesito criatividade, e então na mesma escola conheceu um professor que o incentivou a seguir a profissão de arquiteto e passou para ele os seus primeiros projetos, mais tarde Le Corbusier iria passar a chamar este professor de Meu mestre. Aos 19 anos realizou seu primeiro projeto, a casa de um fabricante de relógios já revelando a sua simplicidade e a geometria.

Le Corbusier nunca chegou a concluir uma universidade, abandonou os estudos dizendo que iria aprender sozinho e foi viajar para a Europa tendo a Itália como objetivo principal para o aprendizado, observando as técnicas e os materiais utilizados.

Em 1908 depois destas jornadas passou a trabalhar no escritório de Auguste Perrot, ali então ele tomou conhecimento de algo fundamental em sua carreira o concreto armado.

Em 1912 volta a sua cidade natal e abre seu próprio escritório mais as coisas não foram bem, só conseguiu pegar três projetos em cinco anos, período de muita dificuldade e foi ai que ele projetou La Maison blanche, Suíça 

[pic 1]

uma casa para seus pais inspirada no Partenon de Atenas mais o projeto foi um terror, a casa era muito grande e exigia muita manutenção para uma família de apenas quatro pessoas o que levou seu pai a falência, então se mudou para Paris e conheceu Amédée Ozenfant que o apresentou a colecionadores, artistas, arquitetos... o ajudando assim a dar inicio a sua carreira, neste mesmo período também começou a pintar, em 1920 se tornou um teórico de arquitetura, grande fã do veículo FORD T um carro universal, democrático e aplicado a todos, na cabeça dele era exatamente assim que a arquitetura deveria se desenvolver, então Onzenfant e Le Corbusier fundarão a revista L’ Esprit Nouveau sendo naquele momento sua principal atividade e ali ele escrevia sobre uma arquitetura que ainda não havia no momento, e foi nesta revista que ele publicou os cinco pontos da nova arquitetura.

Sua fama entre a Vanguarda Parisiense lhe rendeu as primeiras encomendas e a realização dos seus primeiros projetos sobretudo casas de campo nos arredores da capital Francesa, tendo como o principal destes projetos a Villa Savoye

[pic 2][pic 3]

 na região norte de Paris onde exemplifica todos os cinco pontos da nova arquitetura moderna/

  1. Pilotis;
  2. Planta livre;
  3. Fachada livre;
  4. Janela em Fita;
  5. Terraço jardim.

Técnicas que trouxeram grandes avanços para o conforto, circulação e saúde para o ambiente projetado.

Em 1930 se casou com a parisiense Yvonne Gallis tornando-se um cidadão Frances e nunca teve filhos, ele dizia “não tenho tempo para isso”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (324.2 Kb)   docx (272.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com