TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Problemas da Estética Pareyson

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  254 Visualizações

PROBLEMAS DA ESTÉTICA

O autor determina três definições de arte que hora se complementam hora se contrapõem. A arte como fazer identifica a arte pelo seu ofício, processos executivo e manual. Deve considerar que toda atividade humana possui esses aspecto, tanto as atividades manuais como as espirituais, pois não se pode agir sem antes pensar. A segunda determina a arte como processo contemplativo da socieade, identifica a arte como conhecimento, deixando o aspecto de “fazer” em segundo plano. A terceira conceitua a arte como exprimir, visualizasse a beleza no ato de expressão e não na adequação de algo externo ou cânone.

A compreensão da arte no entanto não se dá isolando cada um dos tipos de arte, a arte como conhecimento possibilita a observação de uma nova perspectiva segundo determinado assunto, prolongando-se na arte como fazer. Esse fazer então se extende para o exprimir, pois inventa e figura o conhecimento.

Deve considerar que toda atividade humana possui esses aspecto, tanto as atividades manuais como as espirituais, pois não se pode agir sem antes pensar. A segunda determina a arte como processo contemplativo da socieade, identifica a arte como conhecimento, deixando o aspecto de “fazer” em segundo plano. A terceira conceitua a arte como exprimir, visualizasse a beleza no ato de expressão e não na adequação de algo externo ou cânone.

O autor ainda disserta sobre forma e conteúdo, definindo conteúdo como o motivo inspirador, tema, carregado pelas sensações e sentimentos do artista que é materializado pela forma, resumindo o fazer a um exprimir. vizualizasse

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com