TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Resíduos Tintas e solventes

Por:   •  30/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.805 Palavras (28 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 28

RESÍDUOS - TINTAS E SOLVENTES

Alexandre de Azevedo Iuen

1Alexandre de Azevedo Iuen; xandeiuen@outlook.com

2Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Nova Xavantina, Nova Xavantina-MT, Brasil

Resumo: O objetivo da pesquisa teve como principal foco abordar sobre os resíduos industriais, dando ênfase a resíduos de tintas e solventes.  No decorrer do trabalho foram abordados diversos assuntos referentes a resíduos, onde podemos citar: conceito de tintas e solventes, legislação vigentes referentes a resíduos industriais, possíveis meios de minimização do resíduo de tinta e solvente, técnicas de reciclagem, projeto de gerenciamento de resíduos, descartes corretos de tintas e solventes e por fim sobre a recuperação de áreas contaminadas. Através do estudo foi possível perceber que a destinação de resíduos em locais incorretos acarreta diversos impactos negativos, como por exemplo contaminação de cursos de água, contaminação de solo, transmissão de doenças, efeitos prejudiciais à saúde da população dentre outros. Diante dos fatores que a destinação incorreta de resíduos resulta, é de suma importância que todas as cidades tenham planos de gerenciamento, para que seja cobrado um manejo correto e limpo desses resíduos, com isso auxiliará na disposição final adequada, onde podem ser reutilizados ou reciclados para outros fins. As legislações fazem grande diferença em questões técnicas referente a geração de resíduos químicos, trazendo informações e leis que defendem o meio ambiente e saúde pública, pois dentro de normas e leis é possível visualizar parâmetros que devem ser seguidos para que ocorra um manejo adequado dos resíduos, onde o principal foco se trata da redução, minimização e reciclagem de resíduos, deste modo cada empresa aplica métodos e técnicas diferentes, porem sempre visando o objeto das resoluções. Outro ponto importante a ser mencionado se trata da Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas – ABRAFATI, pois essa associação trouxe soluções e normas direcionadas a tintas e solventes, através da elaboração de cartilhas, artigos, onde em seu próprio site são encontradas diversas informações a respeito de resíduo de tintas. A contratação de empresas qualificadas para o descarte de tintas e solventes, influencia diretamente na destinação final, pois se trata de empresas credenciadas, que possuem informações e profissionais adequados para realização deste serviço, fazendo assim com que ocorra a minimização de resíduos em áreas clandestinas. Portanto, com a realização desta pesquisa se demonstrou que todo resíduo deve ser levado com responsabilidades, pois cada vez mais o mercado econômico de tintas e solventes vem crescendo, e com isso a sustentabilidade deve caminhar lado a lado com o desenvolvimento, para em um futuro próximo não haja problemas com escassez de matéria prima e degradação do meio ambiente.

Palavras-chave: Resíduos de construção; Tintas e solvente; Resoluções; Meio Ambiente. 

INTRODUÇÃO

Em meados do século XIX, surgiram as primeiras fabricas de tintas e solventes, onde a primeira indústria de tinta foi criada no Estados Unidos em 1.815. As tintas surgiram desde a pré-história, onde eram utilizadas em pinturas em decorações de cavernas e moradias. As propriedades das primeiras tintas eram de baixa qualidade, devido as técnicas industriais eram limitadas, onde os fabricantes não possuíam um alto conhecimento em seus desenvolvimentos em produtos químicos (NASCIMENTO, 2018).

A produção de tintas tem uma importante atuação desde os primórdios da humanidade, sendo efetuada de forma artesanal, consequentemente gerando grande quantidade de resíduos oriundos da sua execução. De tal modo fez com que os construtores desde a época das edificações do Império Romano, tomassem medidas para reutilização de resíduos na realização de novas obras (LEVY; e HELENE, 1995).

As tintas possuem uma enorme aplicabilidade no mundo atual, com diversos meios de aplicação, sendo na indústria automotiva, imobiliária, indústria de alimentos. No Brasil as tintas imobiliárias representam certa de 79% do consumo total das tintas. Além de fatores de proteção superficial, as tintas influenciam psicologicamente nas pessoas, pois traz um ambiente mais aconchegante, facilita a higienização dos ambientes, auxiliam no conforto térmico e controlam a luminosidade (ANGHINETTI, 2012).

A construção civil está relacionada a um dos fatores mais importantes para o crescimento econômico e social dentro de um contexto mundial, porém por outro lado, é responsável por gerar grandes impactos ambientais, sendo eles pelo consumo de recursos naturais, pela modificação de paisagens ou geração de resíduos. Tendo isso em vista, há grandes dificuldades em conciliar a construção civil juntamente com o desenvolvimento sustentável, para que prejudique em menor escala o meio ambiente (PINTO, 2005 apud BRÖNSTRUP, 2010).

De acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (ABRECON) (2015), o Brasil sofre grandes problemas por não haver um manejo correto da disposição de resíduos, causando enchentes, proliferação de vetores, poluição e um aumento significativo nos custos da administração pública. Em algumas regiões esses resíduos ainda são descartados em aterros sanitários, no qual é sinônimo de duplo desperdício de dinheiro, pelo fato de haver gastos com seu transporte e simplesmente ser descartado sem gerar lucro. Assim uma boa solução para essa problemática seria através da reciclagem dos resíduos.

A organização de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), conta como gerente Zilda Veloso, na qual informa que o descarte em locais indevidos das sobras de alguns materiais químicos pode vir a gerar graves problemas. Dentre esses resíduos o resto de tinta, verniz e solvente podem ser absorvido pelo solo ou até mesmo atingir águas subterrâneas, e assim contaminar o lençol freático. Zilda Veloso ainda afirma que o descarte em bueiros, pias e tanques pode levar contaminação para cursos d’água. Desta forma o que deve ser realizado seria o transporte desses resíduos químicos (tintas e solventes) para estações de tratamento, onde dependendo da toxidade, reduzir a carga tóxica desses materiais (MENEZES, 2018).

O presente trabalho tem como intuito abordar sobre resíduos industriais no qual terá foco principal em tintas e solventes, trazendo sobre assuntos referente a legislações, técnicas de minimização e reciclagem e a respeito do gerenciamento desses resíduos.

MATERIAL E MÉTODOS

Para realização deste trabalho, foram abordados materiais digitais, sendo eles, cartilhas, monografias e sites de empresas que trabalham com o tratamento de resíduos industriais com foco em tintas e solventes, no quais esses documentos auxiliaram para ser realizado um trabalho de revisão bibliográfica, que objetivará trazer informações cabíveis ao tema abordado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)   pdf (376.3 Kb)   docx (110.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com