TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Joseph Schumpeter

Resenha: Joseph Schumpeter. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Resenha  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 3

O economista Joseph Schumpeter diz que “o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais” (DORNELAS, 2001, p.37).

Embora existam diferentes conceitos para a expressão empreendedorismo ou para empreendedor, uma das definições que melhor expressa esses termos na atualidade é a apresentada por Dornelas (2001, p.37), fundamentada em tantas outras definições: “O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados”. Para o autor empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivos singulares, apaixonadas pelo que fazem; não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado. Portanto, a ação empreendedora se caracteriza na criação de algo novo a partir da identificação de uma oportunidade, e requer dedicação e persistência na atividade proposta de modo a alcançar os objetivos traçados, sendo preciso ousadia para assumir os riscos, que deverão ser calculados (DORNELAS, 2001).

Dornelas (2001, p. 111) ainda explica que:

Para mensurar os riscos é preciso ter uma visão sistêmica e ampla do mercado e do negócio, o que permitirá calcular esses riscos e preparar-se para enfrentar situações adversas. Por seu caráter de transformação de situações e cenários para alcançar objetivos, o empreendedor, além do planejamento, precisa saber identificar os cenários e a influência destes no negócio, e quando possível usá-los em favor da empresa.

Para que haja efetivamente o empreendedorismo, é preciso atitudes, presentes em apenas uma fração da população e que definem o tipo empreendedor e também a função empresarial. Contudo, essa função empresarial não se resume apenas em inventar algo ou criar condições para serem exploradas por uma empresa, consiste em fazer as coisas acontecerem (CARDOSO; BARINI FILHO, 2003).

Assim é importante que o empreendedor faça a análise de mercado que permitirá que ele conheça de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra, bem como a concorrência e o perfil do consumidor.

O plano de marketing corresponde às estratégias, meios e métodos que empresa utilizará para atingir seus objetivos, inclui os procedimentos de divulgação de produtos e serviços, lançando a empresa no mercado e tornando visível aos clientes a marca (DORNELAS, 2001). Corresponde à formalização do planejamento estratégico na área de marketing, pois são ações estratégicas implementadas no curto prazo e buscam avaliar a situação atual do mercado, definir objetivos e metas de marketing e desenvolver táticas, ações, orçamentos e controles no que se refere a atingir objetivos (SALIM, 2001).

Observando o caso da Geels Motors, os principais pontos a serem observados na análise de mercado e plano de marketing seria a análise da Indústria, a descrição do segmento de mercado, a análise SWOT do produto/serviço e também a análise da concorrência.

Na criação de uma empresa de peças e componentes, especializada em marcas chinesas, a saber: JAC Motors, Geely Motors, Chery Hong Kong e Lifan Motors, faz-se necessário a análise de mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com