TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do texto Secessão Vienense e a Construção de Joseph Maria Olbrich

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Glaucia Barbosa

Renata Galvão

Relatório do texto Secessão Vienense e a Construção de Joseph Maria Olbrich

 

Maceió, AL.

2018

        O início do século XX foi marcado por muitas mudanças em todos os âmbitos na Europa ocidental, este período que se iniciava trouxe muitas inovações e um movimento modernista. Já o final do século XIX, foi marcado por guerras, como a de Napoleônicas e o fim da Guerra Mundial com a assinatura do Tratado de Versalhes e o fim do Império. A cidade de Viena não se destacava apenas em sua arquitetura, que representava nitidamente o Art Nouveu, mas também pelo seu número de habitantes, que era o quarto maior da Europa. A mesma se destacava também por ser o foco de formação de pensamentos modernistas, como Otto Wagner que iniciou essa passagem entre o historicismo e a nova corrente arquitetônica.

        Joseph Olbrich, descobriu seu interesse na arquitetura através da fabrica de tijolos do seu pai, trabalhou com Otto Wagner, onde aprendeu a projetar e a fazer elementos ornamentais, que foi de grande ajuda para Otto, deixando claro o objetivo da nova arquitetura. Olbrich com vários artistas e arquitetos fundou o movimento Secessão Vienense em 1897, mas que realmente se iniciou em 1898, que tinha como objetivo de ser um grupo de manifesto arquitetônico, artístico e intelectuais que faziam parte, Secessão Vienense foi o nome do seu projeto mais conhecido, que era o edifício que sede de onde funcionava o movimento.

        O edifício Sede Secessão Vienense foi o seu primeiro projeto que ficou bastante conhecido e importante para a história, pois ele usou de total liberdade no projeto. Olbrich foi o pioneiro a optar pelo caminho do Expressionismo e a Art Nouveu, sua característica projetual foi marcada pela reação ao historicismo e o exagero ao ecletismo, procurou se libertar dos tipos tradicionais da arquitetura, mas a intenção era de ser racional na hora de projetar, só que continuava a depender se seus ornamentos. Suas obras sempre apresentavam funcionalidade, dinâmica e robustez, os elementos decorativos e esculturas eram representativos, que eram consideradas ecléticas, mas com caráter progressista, para ele arquitetura era arte.

        Além de ser o pioneiro era um dos principais na Art Nouveu, Olbrich estudou na Escola Nacional de Viena e na Academia de Belas Artes de Viena, ele fazia de tudo um pouco, tanto peças de design de interiores como projetos arquitetônicos, para ele tudo era arquitetura, este e arte estava vinculado em um só. Joseph Olbrich morreu novo, aos 40 anos de idade, deixando um grande legado arquitetônico.

Dentre as suas obras estão o edifício estúdio Ernest Ludwig Haus, a Torre Nupcial que possui 48,50m é o maior edifício de Darmstadt e o seu mais famoso, o Edifício sede da Secessão Vienense, projetado e construído em menos de um ano e meio, considerado atualmente como o epicentro do Art Nouveau austríaco.  Porem sua construção e modelo foi tratada com desprezo na época justamente por não seguir a linha historicista, sendo reformulado o seu projeto, onde em sua composição apresentam elementos imponentes que representam a vitória da arte nova sobre a acadêmica, e compondo também com elementos que fazem referência as três artes clássicas a arquitetura, escultura e a pintura, que para ele e os demais participantes do movimento novo teriam que estar integrados entre si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com