TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISAR UMA ARQUITETA MODERNISTA E SUAS OBRAS DE ARQUITETURA MODERNA

Por:   •  14/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.157 Palavras (13 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 13

PESQUISAR UMA ARQUITETA MODERNISTA E SUAS OBRAS DE ARQUITETURA MODERNA

Considerando as informações apresentadas e nossos conteúdos sobre a ARQUITETURA MODERNA:

1. ESCOLHA uma das arquitetas deste período do MODERNISMO RACIONALISTA;

Charlotte Perriand
♦  24 de outubro de 1903, França
† 27 de outubro de 1999, França

2. INICIE sua pesquisa através da BIOGRAFIA com descrição completa;

Nascida em 1903 em Paris, onde seu pai trabalhava como alfaiate e sua mãe era costureira. Durante a infância, viajou para a remota região montanhosa de Savoy, na França, onde residiam seus avós paternos. Mais tarde na vida, apesar de ter vivido, trabalhado e inspirado pela energia da cidade, retornaria aos Alpes franceses para relaxar, esquiar e apreciar a beleza natural da região. As habilidades de desenho estelar de Perriand chamaram a atenção de seu instrutor de arte do ensino médio. Por insistência de sua mãe, Perriand freqüentou a École de l'Union Centrale des Arts Décoratifs de 1920 a 1925. Lá, sob a tutela do diretor artístico da escola, Henri Rapin (um designer de interiores talentoso e praticante), ela prosperou e seu trabalho mostrou uma grande promessa. Dois anos após se formar, em 1927 começou a trabalhar como designer de interiores, com sede em seu estúdio na Place Saint-Sulpice. Sua pesquisa e interesse em design de móveis a levaram a trabalhar com Le Corbusier e Pierre Jeanneret de 1925 a 1937.

Em 1926, Perriand casou-se com seu primeiro marido, Percy Kilner Scholefield, e eles converteram seu apartamento no sótão em um interior da "era da máquina". Em 1930, Charlotte e Percy se separaram e ela se mudou para Montparnasse . Ela teve uma filha nascida em 1944, Pernette, com seu segundo marido, Jacques Martin, que trabalhou ao lado de sua mãe por mais de 25 anos. Perriand morreu três dias após seu 96º aniversário em 1999.

CARREIRA

Engenhosa e revolucionária como arquiteta, incansável e solitária como viajante, Charlotte Perriand é uma mestra em design moderno, podendo, com suas obras, influenciar a tendência do design de móveis contemporâneos. Ela também era apaixonada por fotografia, relatando suas viagens pela Europa, por imagens e notas que inspiraram suas futuras criações: a estrutura metálica de uma ponte, a trama da rede de pescadores, uma pedra tornaram-se idéias concretas para a criação de seus objetos de design.

Destinada a marcar um ponto revolucionária nos diferentes aspectos de ser um designer e uma mulher em 20 th século, Charlotte Perriand deveu muito desta formação para várias viagens que ela tomou desde os primeiros anos de sua carreira: As expedições em URSS em 1930 e 1933 para visitar o canteiro de obras da Centrosojuz em Moscou, mas acima de tudo, as experiências na Ásia. Em 1941, Perriand foi convidada para o Japão , onde redescobriu técnicas tradicionais, materiais como palha, bambu e junco, reformulando consequentemente alguns de seus projetos - como foi para a chaise-longue de Tóquio feita de bambu - ou criando novos como o Tabouret bergerinspirado no trabalho dos agricultores. Entre 1942 e 1946, ela viveu no Vietnã, para depois voltar para a Europa: marcou o início de uma intensa fase composta por uma infinidade de projetos, colaborações de alto nível (incluindo Fernand Léger), atividades de ensino na França e novas jornadas (voltar para o Japão para projetos e exposições nos anos 50; Brasil entre os anos 50 e 60). Durante esses anos, Perriand juntou-se a Le Corbusier novamente para trabalhar no interior da Unité d'Habitation em Marselha(1942-52; a cozinha concebida para este projeto permanece notável), depois trabalhou nos interiores da Cité Universitaire em Paris: na Maison du Brésil, com Lucio Costa, e na Maison de la Tunisie (1947), com Jean Prouvé. As tipologias dos clientes se diversificariam de maneira relevante, incluindo a Air France, com seus escritórios a serem construídos em todo o mundo, os diplomatas franco-japoneses com suas residências (1961-) ou as Nações Unidas, exigindo um redesenho dos interiores das unidades do Palácio das Nações em Genebra (1961).

Ela realizou vários projetos para moradias de alta altitude, esportes e turismo, de móveis simples a espaços interiores modulares que posteriormente estabeleceriam a matriz para o desenvolvimento de edifícios inteiros de assentamentos, como no caso do complexo La Cascade (Les Arcs 1600 Savoye, França, 1968-69).

Ainda assim, na paisagem histórica, Perriand personifica uma figura feminina que emancipa e se estabelece como profissional e como indivíduoem um ambiente dominado por homens: ela narrou amplamente essa história pessoal em sua autobiografia Une vie de création (1998). Suas escolhas e seu estilo de vida sempre combinaram com sua prática de design, desde provocações como cabelos raspados ou jóias feitas de rolamentos de esferas de aço até seu investimento pessoal em esportes, viagens e vida ativa: o estúdio-sótão que ela projetado para si mesma em Montparnasse em 1937, com anéis de ginástica pendurados no meio de um espaço multifuncional, era uma expressão desse posicionamento firme. Como Jean-Louis Cohen escreveu em Domus em 1988: “No contraste entre a mulher trabalhadora e a dona de casa que estrutura a vida cotidiana, Perriand ocupava a posição excepcional de uma mulher que trabalha em casa, tornando-a o local de sua produção. . ”

Perriand morreu em 1999, aos 96 anos, quase sobrevivendo ao século cuja aparência ela ajudou a moldar. Ao contrário de seus antigos colaboradores (Corbusier e Jeanneret morreram em meados da década de 1960), ela viveu o suficiente para testemunhar sua própria institucionalização - para que suas cadeiras, mesas e estantes se tornassem peças de museu. Em uma entrevista de 1984 à The Architectural Review, na véspera de sua primeira retrospectiva significativa (coincidentemente, no Musée des Arts Décoratifs), ela disse aos historiadores da arquitetura Martin Meade e Charlotte Ellis: 'Não sei dizer o quanto essa exposição tem me derrubou. Isso me fez recuar quando quero avançar, traz à tona coisas que deixei para trás há muito tempo. A questão permanece: o que vem depois?

Atuou profissionalmente não só na sua terra natal, mas também no Japão, no Vietnã e no Brasil.

Charlotte Perriand é conhecida pelo seu trabalho em parceria com o arquiteto Le Corbusier. No início de sua carreira, após se candidatar para uma vaga no escritório do já famoso arquiteto e ser rejeitada com a famosa frase “Nós não empregamos bordadeiras aqui”, Charlotte Perriand reformou seu apartamento com um grande móvel em alumínio, vidro e cromo. Expôs esse trabalho em um salão e recebeu reconhecimento, inclusive do parceiro de Le Corbusier, Pierre Jeanneret. Os arquitetos reconsideraram sua decisão e a contrataram para projetar o mobiliário e o interior de seus projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (193.9 Kb)   docx (304.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com