TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III DESINER DE INTERIORES ABAPORU

Por:   •  17/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 9

Tarsila do Amaral

Nascida no ano de 1886 na cidade de Capivari em São Paulo, foi uma pintora, desenhista e tradutora brasileira, além de ser considerada uma das figuras centrais da pintura e do movimento modernista no Brasil. O quadro Abaporu, estreia o movimento antropofágico nas artes plásticas.

Estudou em um colégio de freira em São Paulo e concluiu sua escola em Barcelona, na Espanha.

Iniciou seus trabalhos em pintura no ano de 1917, com seus mentores Pedro Alexandrino Borges e mais tarde o alemão George Fischer Elpons. Já em 1920 viajou à Paris onde frequentava a Academia Julian, desenvolvendo sua habilidade em desenhos de pessoas nuas e modelos vivos intensos.

Após um período de estudos na Europa, em alguns contratempos referente as críticas pela sua arte, retornou ao Brasil em 1929, onde algum tempo depois contribuiu para o início de um manifesto liderado por Oswaldo de Andrade, seu marido então na época, que inspirado no quadro Abaporu , iniciou o movimento antropofágico, que consiste no objetivo de comer, deglutir a cultura europeia e transformá-la em algo brasileiro, inserir a cultura brasileira na arte nacional.

Tarsila, artista símbolo do modernismo brasileiro, viveu intensamente. Ela deixou claro a sua vontade de se tronar uma pintora da sua terra. E com isso virou um ícone da arte brasileira do século XX,  suas obras são consideradas incríveis  é a expressõ da arte moderna brasileira. Em um período que a arte era praticamente importada da Europa, Tarsila expressou como poucas a cultura brasileira.

Movimento Modernista no Brasil

Considerado um divisor de águas na história da arte brasileira, o Modernismo no Brasil seguiu essa tendência que estava em alta da Europa. Nascendo em um momento de insatisfção política no Brasil, o Modernismo foi desencadeado a partir de influências das tendências artísticas das vanguardas européias. Rompendo com o tradicionalismo e se livrando dos paradigmas e das regras sobre fazer arte que prevaleciam no momento, um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira.

Iniciado oficialmente com a Semana da Arte , na primeira metade do século XX, mais precisamente no ano de 1922, no campo da literatura e das artes plásticas. Realizada em São Paulo, o objetivo do movimento modernista foi marcado sobretudo pela liberdade de estilo e aproximação com a linguagem falada. 

O Brasil na época modernista era uma república recente em busca de sua identidade. Portanto, havia uma geração de artistas e intelectuais que pregavam a ideia de que a arte deveria transmitir a identidade brasileira naquele momento.

Fases do Modernismo no Brasil

Divide-se o movimento em 3 fases:

 A primeira geração (1922 - 1930) foi marcada pela tentativa de definir posições. Essa fase , considerada a mais radical e chamada de Heroica, lançou mão de manifestos e revistas de circulação rápida para mostrar a necessidade de romper com toda a estrutura do passado. Neste momento evidencia a busca dos artistas pela renovação estética, a volta das origens, através da valorização do indígena e a língua falada pelo povo. Influenciada pelo contato com as vanguardas europeias com o Cubismo, Futurismo e Surrealismo.

A segunda fase (1930 - 1945) do modernismo foi rica na produção poética e também na prosa. Chamada de fase da Consolidação, esse momento foi descrito como de amadurecimento  do movimento, abandonado os excessos da primeira fase, foi o momento em que o Modernismo Brasileiro conseguiu sua melhor definição. Passaram a apresentar engajamento com as questões sociais após o rompimento com as tradições e o experimento das novas formas de fazer arte. Temas ligados ao regionalismo se fizeram presente , no qual houve uma representação do homem brasileiro em diversas regiões, em especial no nordeste. É comum perceber nas obras desse período, abordagem de temas como a desigualdade social, os resquícios de escravidão, o coronelismo e a vida difícil dos retirantes.

Conhecida como Pós - Modernista, e chamada de Geração de 45, a terceira fase (1945 - 1980) não há um consenso a respeito de seu término. Isso porque alguns estudiosos afirmam que essa fase termina em 1960, enquanto outros, definem o fim nos anos 80. Essa última fase carregava a essência da renovação. Os artistas buscavam não seguir regras, nem mesmo as ditadas pelos modelos modernistas anteriores. Uma vez que se opuseram às conquistas e inovação modernista de 22, abandonando a liberdade formal modernista para buscar poesia mais equilibrada. O regionalismo ganhou uma nova dimensão nesta fase também, e o romance e o conto passaram a ter uma literatura intimista e introspectiva.

Abaporu

Tarsila do Amaral, Abaporu, 1928, óleo sobre tela, 85 cm x 73 cm, Museu de Arte Latino -americano de Buenos Aires - Fundación Costaneiro, Buenos Aires, Argentina. Fonte.ZANINI, W.(org). História Geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983.

O quadro Abaporu é uma das mais emblemáticas obras de arte da história do Brasil. Pintado com tinta a óleo sobre tela pela artista paulistana Tarsila do Amaral no ano de 1928, com o intuito de presentear  o seu marido, na época, Oswald de Andrade em seu aniversário.

É perceptível neste quadro a valorização do trabalho braçal (representado pelos pés e mãos enormes) e a desvalorização do trabalho mental (pintando com uma cabeça minúscula).

Uma das principais obras clássicas do período antropofágico do Movimento Modernista no Brasil criado por Oswad de Andrade na época.

Significado de Abaporu

O nome da obra é de origem tupi-guarani e significa "homem que come gente"  ou "homem antropófago, (canibal ou antropófago) . O titulo,  é resultado de uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e o ú (comer), que foi batizada por Oswald de Andrade e pelo poeta Raul Bopp, que ao ver o quadro indagou Oswald para fazer um movimento sobre a pintura.  Assim se se fez referência para a criação do Movimento Antropofágico Modernista, que se propunha a deglutir a cultura estrangeira e adaptá-la ao Brasil.

Movimento Antropófago

O movimento Antropófago foi uma corrente artística dentro do modernismo brasileiro. O impulso para a criação desse movimento foi justamente o quadro Abaporu que, como dito anteriormente, tem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com