TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POR UMA POLITICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Por:   •  22/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

TITULO:  POR UMA POLITICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autor

Tânia Bacelar de Araújo

Argumento central

Dissertar sobre o crescimento, política, dinâmica e economia do Brasil e parte da União Europeia.

Síntese dos conteúdos

O texto trás a tona a discussão de implantar uma política nacional de desenvolvimento regional no Brasil, alegando que é um tema que ficou esquecido nas discussões a partir do momento em que passaram a defender que o mercado seria incapaz de comandar a economia do pais e suas dinâmicas regionais.

Disserta sobre o crescimento das cidades com o passar dos anos e  sua produção para economia,  num contexto de globalização e de opção por priorizar a chamada "integração competitiva" comandada pelo mercado.                                                

Trabalham-se também com a hipótese da fragmentação espacial do país em tempos de inserção competitiva mas sobretudo de inserção passiva do Brasil nos mercados em globalização. Tendência essa que pode ser contrabalançada por uma nova política nacional de desenvolvimento regional. Que é como a  Política praticada, contemporaneamente, em outros países e até por Blocos Econômicos, como é o caso da União Europeia.

Tendo uma visão dominante atual, o texto  procura argumentar sobre a inserção de um país como o Brasil no novo ambiente mundial pode se dar sem ampliar ainda mais as fraturas (especialmente as sociais e regionais ) herdadas do passado . E que se pode combinar inserção econômica no mercado global com busca de integração das diversas regiões do país na dinâmica do desenvolvimento nacional sendo uma tarefa do Estado e não apenas do Governo.

 

Pontos evidenciados

- Política Regional

- Desenvolvimento regional

- Dinâmica de mercado

- Economia

 

Conclusões

A partir da leitura e compreensão do texto, é possível dizer que sua intenção é dissertar sobre a dinâmica regional entregues às próprias decisões do mercado.  A proposta se contrapõe à desintegração competitiva , excludente, seletiva.  Diz sobre uma nova abordagem da questão regional brasileira e propõe a formulação e implementação de uma Política Nacional De Desenvolvimento Regional.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com