TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DO MUSEU

Por:   •  2/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO:

PROJETO DO MUSEU INSTITUTO MOREIRA SALLES /SÃO PAULO – SP

O Instituto Moreira Salles construído pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados, em 2011, que venceu o concurso do qual participaram outros cinco escritórios brasileiros para a construção de um edifico cultural, em um terreno na Avenida Paulista SP, entre as ruas Bela Cintra e Consolação, fizeram um edifício que com três andares, com 1.200 metros quadrados somente para exposições e também um cinema/auditório, uma biblioteca de fotografia, salas de aula para cursos, cafeteria, loja e a administração do IMS. 

            [pic 1]                [pic 2]

A inspiração por parte dos representantes da instituição era construir um novo edifício dedicado a abrigar e expor o acervo artístico e fotográfico do IMS, que até então, encontrava-se na Sede do Rio de Janeiro e na capital paulista, numa tímida galeria no bairro de Higienópolis. O espaço receberá amostras, palestras e cursos.

[pic 3][pic 4]

O partido arquitetônico do projeto foi à relação do edifício com a cidade, através de sua posição estratégica na Avenida Paulista, no lote com 20x50 metros. Dessa forma, os arquitetos pensaram na ligação à cultura e papel museológico privilegiado no local, para que o mesmo assumisse a serenidade requerida dentro do ambiente dinâmico da Paulista. Imporão um edifício que se relacionasse com a vida da Avenida, juntamente ao espaço museológico, preservando a demanda à serenidade.  

[pic 5][pic 6]

A resposta à relação entre o ambiente interno e externo é criada por meio de um sistema de envelopamento duplo ao edifício, protegendo seu interior, na área expositiva, mas ainda, permitindo a entrada de luz natural. Através da instalação de vidros especiais, semi-translúcidos, a pele estabelece diálogo entre o exterior e o interior, possibilitando contemplação a quem se encontra dentro do edifício, e para quem se encontra do lado de fora, ainda percebe resquícios da vida interna.

[pic 7]

O pavimento da recepção foi elevado a 15 metros de altura, liberando o térreo e transformando-o na extensão da calçada, permitindo que o público flane livremente pelo mesmo. O publico organiza-se no térreo, veículos no subsolo e ao primeiro pavimento, chega ao coração do edifício. A transição do nível do solo ao primeiro pavimento é feita por escadas rolantes, concebendo passeio tridimensional pelo espaço, e á medida que o pedestre vai sendo transferido entre as cotas, no simples gesto faz a leitura da cidade.

[pic 8][pic 9]

Dentro do Instituto, o passeio aos demais pavimentos é feito por um conjunto de escadas que recebem luz natural filtrada, dispostas entre a pele de vidro externa e o volume vermelho que protege as obras.

[pic 10][pic 11]

No nível da calçada, a grande área sombreada, junto às escadas, abriga o restaurante do edifício, tendo um diálogo entre os espaços público e privado, além de volume lateral em concreto que corta verticalmente o edifício, comportando escadas técnicas, de emergência, elevadores e sanitários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (729 Kb)   docx (912.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com