TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para elétrica cálculo

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

 Diferença entre corrente alternada e corrente contínua

A corrente elétrica é o “fluxo ordenado” dos elétrons em um condutor elétrico. O que diferencia a corrente alternada da corrente contínua é o sentido que esse fluxo de elétrons percorre no condutor.

Corrente Alternada

A corrente alternada (CA) é a que é gerada nas usinas e percorre grandes distâncias até chegar nas tomadas de nossas residências. A característica dela é que não tem uma polarização, isto é, não possui polo positivo e um polo negativo definido. Por isso, seu sentido alterna e seus polos são chamados de fases porque cada um deles assume as duas condições. A corrente alternada é usada na transmissão em longa distância porque não ocorrem perdas de energia. Na corrente alternada, podemos usar alta tensão (AT) para transmitir com velocidade a corrente elétrica sem perder grande energia, por isso ela é usada para essa finalidade.

Exemplos de fontes geradoras de tensão/alternadas:

[pic 1][pic 2][pic 3]

 

O desenho abaixo em forma de gráfico mostra como se comporta uma fase de corrente alternada.

[pic 4]

Cada alternância equivale a um ciclo. Cada ciclo ocorre, dependendo do país, 50 ou 60 vezes por segundo ou Hertz. Esse ciclo de variação por segundo chamamos de frequência.

Corrente Contínua

A Corrente continua (CC) é aquela que possui os dois polos um positivo e o outro negativo. Como possui pólos definidos, o sentido dos elétrons se torna definido também, ou seja partindo do pólo positivo para o negativo por convenção, já que na realidade ocorre o contrário. Podemos encontrá-la principalmente em pilhas e baterias, geralmente em tensões baixas. Ela não é usada em transmissões de alta tensão e de grandes distâncias orque como possui um sentido único, exigiria muita força pra "empurrar" os elétrons. Isso ocasionaria grandes perdas de energia. Quando ela se alterna, fica mais "leve" pra "empurrar".

Exemplos de fontes geradoras de tensão/correntes contínuas:

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

O desenho abaixo em forma de gráfico mostra como se comporta uma corrente contínua. Nesse caso a frequência é zero.

[pic 8]

Frequência de operação em outros países do mundo

A frequência é uma grandeza elétrica que corresponde ao número de oscilações, ondas ou ciclos por segundo que ocorre na corrente elétrica. Pra ficar mais clara essa observação, vamos a um exemplo prático. Imaginemos que uma lâmpada comum fique piscando uma vez a cada segundo. Essa piscada corresponde a oscilação. A frequência da oscilação, nesse caso, é uma vez a cada segundo. Aplicando a grandeza, corresponde a 1 Hz, e totalmente perceptível ao olho humano.  Agora imaginemos essa mesma lâmpada piscando 60 vezes por segundo. 60 ciclos por segundo equivalem a 60 Hz, e nesse caso, o olho humano não consegue perceber essa "velocidade". Pois é essa a frequência mais comum que encontramos na rede elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (65.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com