TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida e Obra de Heitor Villa-Lobos

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.972 Palavras (12 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 12

UNICESUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

JOÃO PAULO MARTINATTI SANTANDER

VIDA E OBRA DE HEITOR VILLA-LOBOS

MARINGÁ

2015

JOÃO PAULO MARTINATTI SANTANDER

VIDA E OBRA DE HEITOR VILLA-LOBOS

Pesquisa referente à disciplina de Técnica Vocal e Canto Coral I, ministrada pelo Professor e maestro, Davi Oliveira.  Realizada pelo aluno do 1º ano do curso de Licenciatura em Música da Unicesumar - Centro Universitário de Maringá, João Paulo Martinatti Santander - R.A. 1501953-2.

MARINGÁ

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO4

2 UMA BREVE HISTÓRIA DO COMPOSITOR 5

2.1 INFÂNCIA...............................................................................................................5

2.2 ADOLESCÊNCIA...................................................................................................6

2.3 IDADE ADULTA6

3 VIAGENS PELO BRASIL7

4 CARREIRA NO BRASIL8

4.1 SEMANA DA ARTE MODERNA8

5 VIANGENS À EUROPA............................................................................................9

6 VILLA-LOBOS O EDUCADOR...............................................................................10

7 RELAÇÕES COM A POLÍTICA..............................................................................11

8 VILLA-LOBOS NOS EUA.......................................................................................12

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................12

10 REFERÊNCIAS.....................................................................................................13

10.1 LINKS DA INTERNET........................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

        Não poderíamos pensar em música brasileira sem lembra de Heitor Villa-Lobos, que foi um maestro, compositor e educador brasileiro reconhecido mundialmente. Revolucionou a música brasileira com suas obras expressivas e modernas e foi também um revolucionário na educação musical nas escolas brasileiras e criador de muitas obras que até hoje são cantadas e tocadas nas escolas de todo país. Valorizou a música genuinamente brasileira, porém criou polêmicas pelo modernismo de suas obras, que inclusive, não era aceito inicialmente na época.

A escolha do tema foi proposta pelo professor da disciplina – Davi Oliveira – e desenvolvido através de pesquisas em livros, documentários e artigos, que forneceu uma gama de informações e ações do compositor, desde a sua infância até pouco antes de sua morte.

Conhecer Villa-Lobos, que é conhecer um homem com ideais, com criatividade, genialidade e, sobretudo com vontade de fazer música que possa gerar uma sociedade mais rica de civismo e cultura.

        

2 UMA BREVE BIOGRAFIA DO COMPOSITOR

2.1 INFÂNCIA

Nasceu no ano de 1887, em 5 de março, no Bairro das Laranjeiras, Rio de Janeiro o Filho de Raul e Noêmia Villa-Lobos o bebê Heitor Villa-Lobos que veio ao mundo prematuramente e não só no nascimento, mas também na iniciação dos estudos musicais.

        Raul Villa-Lobos era músico, professor e funcionário da Biblioteca Nacional. Muito rigoroso quanto à educação de seu filho, tanto que Heitor aos seis anos era levado por ele a concertos, ensaios e óperas, além disso, o obrigava a fazer exercícios de percepção musical das peças que ouvia. Por outro lado, foi o pai que o ensinou seus primeiros instrumentos, o violoncelo e a clarineta, pouco tempo depois, em uma viola adaptada, Heitor já fazia improvisação de cantigas de rodas.

        Nesta época as Fugas e Prelúdios de Johann Sebastian Bach eram escutados por Heitor, quem os executava era sua tia Fifina que ao piano o encantava. Futuramente essa vem ser a grande causa da paixão dele pelas composições de Bach o inspirando a criar o famoso ciclo das noves Bachianas Brasileiras.

         Na residência dos Villa-Lobos Heitor tinha sempre a oportunidade de ouvir músicos amigos da família que frequentemente os visitavam, contribuindo grandemente para seu desenvolvimento musical. O pai também o levava em visitas que fazia a casa de Alberto Brandão, lá teve um contato com músicos considerados hoje raízes da música brasileira como, Silva Romero, Barbosa Rodrigues e Melo Moraes.

        Devido a críticas do pai de Heitor ao governo de Floriano Peixoto (atual presidente do Brasil na época) força a família sair do Rio de Janeiro e se mudar para uma cidade do interior do estado de Minas Gerais. Onde Heitor tem seu primeiro contado com a música popular das modas de violas que despertou muito seu interesse.

Em 1895, com a morte de Floriano Peixoto, a família de Heitor para o Rio, mas nesse mesmo período o pai de Villa vem a falecer por febre amarela quando já tinha 12 anos deixando a família em uma situação difícil, sendo assim a mãe de Heitor D. Noêmia teve de trabalhar exaustivamente para garantir a sobrevivência da família, mas fez todos os esforços para Heitor continuar com os estudos.

2.2 ADOLESCÊNCIA

        Aos 16 anos Heitor sai de casa e vai para morar com a tia Fifina. O motivo foi rigor e pressões de sua mãe que o privava ter o contato com a música popular.

        Livre das privações de sua mãe Heitor começa a frequentar e a tocar nos grupos de chorões para sobreviver e pelo prazer que tinha de estar no meio do povo, aliás, nessa época ele já tinha iniciado suas composições que futuramente tiveram grande influência dos chorões.

2.3 IDADE ADULTA

        Aos 21 anos matricula-se no Instituto Nacional de Música para estudar harmonia em troca de aulas de francês, porém pouco tempo depois abandona os estudos, pois o ensino era erudito e rígido, sendo assim, Heitor não tinha liberdade para criar e fazer de seu jeito. A partir deste momento começa seu aprendizado autodidata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (285.4 Kb)   docx (274 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com