TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pericia Trabalho de Pontes

Por:   •  9/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

A primeira diferença entre os dois é que o CAD é um produto, um software. O BIM não. BIM é um conceito que integra diversas informações (gráficas e não gráficas) para auxiliar projetistas, engenheiros e arquitetos a ter o máximo de detalhes de um empreendimento, todas contidas em um único local. Uma forma simplista de explicar é que o CAD faz parte do BIM. Portanto não há possibilidade do BIM acabar com o CAD.

Escreva um texto utilizando as seguintes palavras-chaves:

BIM;

sustentabilidade;

risco;

compatibilização;

inovação;

;

A indústria da construção civil tem evoluído a cada dia que passa. Os softwares vêm ganhando espaço e auxiliando os profissionais, facilitando o trabalho e planejamento a ser utilizado. Uma das ferramentas mais utilizadas nos últimos anos é o CAD, que auxilia os projetistas a elaborar as plantas baixas, cortes, fachadas e muito mais. Porém com o avanço do tempo e novos métodos de inovação surgindo, nasceu o BIM que nos dá a possibilidade de ter tudo em um nico programa. O BIM é como uma nova forma de executar e realizar projetos, permitindo o projetista a analisar o projeto em 3D antes de ser executado, e tendo a possibilidade de integrar todos os outros projetos auxiliares (elétrico, hidráulico, sanitário, pluvial, incêndio...) em um único arquivo, em que o CAD não realizava. A ferramenta BIM na engenharia civil vem facilitando a gestão de obras, permitindo uma lean construction (construção sustentável), em que consiste na otimização do projeto gerando um produto de maior qualidade no final da obra, evitando desperdícios e fazendo com que a execução da obra siga um cronograma com maior precisão.

Como foi dito o BIM permite visualizar várias possibilidades para melhorar a execução do projeto, assim como visualizar todos os outros projetos auxiliares, que precisam ter uma atenção especial para a compatibilidade desses projetos complementares, pois qualquer erro pode ter um risco enorme para a obra. Quando a compatibilização funciona os riscos são diminuídos, gerando uma maior qualidade na obra. O BIM é uma ferramenta que deve nos auxiliar por muitos anos, fazendo com que a qualidade e o nível de realização das obras seja muito melhor que anos atrás.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (212.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com