TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pos graduação

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 8

Programa de Pós-graduação –Unyleya/UCAM

Curso: Engenharia de Segurança do Trabalho

Turma:

Disciplina: Proteção contra incêndios e explosões

Professor-tutor: Eduardo Cunha Mesquita

Aluno (Nome completo):

Atividade: Atividade 3

 

I - Considerando o assunto estudado na unidade IV do caderno de estudos, assinale F ( Falso) ou V (verdadeiro) para as proposições a seguir:

(Valor total: 1,0)

  1. (     ) Os detectores térmicos são instalados em ambientes onde a rapidez no aumento da temperatura indique inequivocamente um princípio de incêndio.
  2.  (    ) O sistema de chuveiros automáticos é um sistema fixo que libera uma descarga automática de água sobre um foco de incêndio numa densidade adequada para controlá-lo ou extingui-lo em seu estado inicial.
  3. (     )        Os detectores de chama são instalados em ambientes onde a primeira conseqüência imediata de um princípio de incêndio seja a propagação de chama. Sua instalação deve ser executada de forma que seu campo de visão seja suficiente e não impedido por obstáculos para assegurar a detecção de foco de incêndio na área por ele protegida, por ex. líquidos inflamáveis, gases combustíveis, produtos petroquímicos, etc.
  4. (      )        São alguns exemplos para diminuir a resistência de terra a fim de permitir o escoamento seguro de uma corrente proveniente de um raio: hastes profundas, sal para aumentar a condutibilidade do solo e tratamento com betonita.
  5. (       )        As centrais der GLP devem sempre distar no mínimo a 1,5 das aberturas, como ralos, poços, canaletas e outras que estejam em nível inferior a central em razão o GLP ser mais pesado que o ar atmosférico e tende alojar-se em depressões, aumentando a chance de propiciar a mistura ideal para que ocorra a explosão.
  6. (      )        Considerando o elemento termossensível tipo ampola dos chuveiros automáticos, estes possuem temperatura de acionamento diferentes para que o projetista possa escolher o mais adequado em razão da temperatura do ambiente a ser protegido.
  7. (      )        A detecção de um incêndio faz-se através dos fenômenos físicos primários e secundários de uma queima.  Como exemplos de fenômenos físicos primários temos a presença de fumaça e de fuligem.
  8. (      )        As centrais estacionárias subterrâneas devem ter seus recipientes instalados de modo a manter a profundidade mínima de 0,30 m do costado do tanque.
  9. (   ) Os condutores de descidas não naturais de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas devem estar a uma distância mínima de 0.5m  de quaisquer aberturas, tais como janelas, portas, etc.
  10. (    )  Ao dimensionar a locação dos detectores deve-se observar a existência de ar condicionado no ambiente a ser protegido a fim de evitar o retardo no acionamento dos detectores.
  11. (   )  Considerando o sistema de alarme e detecção automática, a estratificação da fumaça é um fenômeno que se apresenta quando a temperatura do ar aquecido que sobe  iguala-se à temperatura do ar em uma certa altura abaixo do teto.
  12. (      )        É proibido a rede de distribuição de uma central de GLP passar em dutos de lixo, ar condicionado e águas pluviais; reservatório de água; poços de elevadores;  compartimentos destinados a dormitórios; qualquer tipo de forro falso e paredes construídas de tijolos vazados.
  13. (      )        O método Faraday é baseado na teoria de Faraday, segundo a qual o campo no interior de uma gaiola é nulo, mesmo quando passa por seus condutores uma corrente de valor elevado. Para que o campo seja nulo é preciso que a corrente se distribua uniformemente por toda a superfície.
  14. (       )        Na rede de distribuição de uma central de GLP esta localizado o regulador de 20 estágio, que é um dispositivo para aumentar a pressão do gás antes de entrar na rede secundária de 1.5 kg/cm2 para  um valor abaixo de 3,0 kg/cm2.
  15. (      )        O uso de rede de tubulação fixa, permanentemente seca, mantida sob pressão de ar comprimido ou nitrogênio, em cujos ramais são instalados os chuveiros automáticos denomina-se sistema de dilúvio. Este sistema é comumente utilizado em regiões onde a temperatura baixa propicia o congelamento da água dentro da tubulação.
  16. (    )   Considerando o ambiente em que esta localizada a central de alarme e detecção automática, este deve estar no máximo a 25 metros de uma área segura fora do prédio, que não pode ser inundada pela fumaça ou pelo calor do fogo.
  17. (     )        O acionador manual do sistema de alarme e detecção automática possui a finalidade do acionamento automático sem a intervenção humana, devendo ser instalado a uma altura entre 1,20m e 1,60m do piso acabado.
  18. (      )        Os dispositivos que permitem o dreno da água da tubulação do sistema de chuveiros automáticos são as válvulas de governo e alarme ou chave detectora de fluxo de água.
  19. (      )        Coberturas metálicas sobre o volume a proteger com espessura de 0,8mm podem ser consideradas e usadas como captores naturais de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, quando for necessário prevenir contra perfurações.
  20. (     )        As válvulas de governo e alarme de um sistema de chuveiros automáticos são instaladas na  nas subidas ou descidas do sistema de distribuição.
  21. (      )        Quanto às Centrais de GLP com recipientes transportáveis, podemos afirmar que a central deverá estar localizada no térreo, dentro da projeção vertical da edificação, devendo ser o ambiente ventilado permitindo seu acesso fácil.
  22. (  ) Ao dimensionar detectores térmicos em um ambiente, deve-se considerar as variações normais de temperatura do ambiente a fim de não provocar alarmes falsos, como exemplo, em cozinhas industriais.
  23. (      )        Considerando o sistema de chuveiro automáticos, pode-se afirmar que para ocupações de risco leve e ordinário, as distâncias entre ramais e entre chuveiros nos ramais não devem exceder a 3,7 m.
  24. (      )        Considerando o sistema de chuveiros automáticos, pode-se afirmar que para que a atuação de um chuveiro não interfira na atuação de outro chuveiro adjacente, a distância mínima entre os chuveiros deve ser de 1,8 m.
  25. (     )          Os condutores utilizados nos circuitos do sistema de alarme e detecção automática  deverão ser rígidos, e quando não protegidos por condutos incombustíveis, deverão ter isolamentos resistentes à propagação de chamas.
  26. (     )  Em garagens de automóveis é indicado o uso de detectores de fumaça em razão do baixo índice de alarmes falsos.
  27. (      )        Rede de alimentação de um sistema de gás canalizado é o trecho da instalação em baixa pressão, situados entre os recipientes de GLP e o regulador de 10 estágio ou estágio único.
  28. (       )        São componentes de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas: subsistema de captores, subsistema de descidas, subsistema de subidas e o subsistema de aterramento.
  29. (       )        O subsistema de captação tem a finalidade de conduzir a corrente proveniente da descarga atmosférica ate ao solo (aterramento).
  30. (      )         As partes metálicas, tais como calhas, ornamentos, parapeitos, rufos, e outros, cuja seção não seja inferior àquela especificada para os captores, podem ser consideradas e usadas como captores naturais de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas.
  31. (      )        Considerando o subsistema de aterramento de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, as medições de resistividade do solo devem ser realizadas a fim de garantir que são menores que 20 ohm’s.
  32. (     )         Método Franklin ( ângulo de proteção ),  Método Eletrogeométrico ( esfera rolante ou fictícia ), o  Método Faraday ( condutores em malha ou gaiola ) são métodos de podem ser usados na captação de descarga atmosférica.
  33. (      )        As tubulações que compõem o sistema de chuveiros automáticos podem ser de aço carbono, com ou sem costura, aço preto ou galvanizado, não podendo serem jamais embutidas em lajes de concreto.
  34. (       )        Para uma Central de GLP com recipientes transportáveis com capacidade total de 1000kg de GLP, a distância da central para até a projeção horizontal da edificação deve ser de no mínimo 1,0m.
  35. (      )        O registro de recalque  do sistema de chuveiros automático é um  dispositivo de uso exclusivo do Corpo de Bombeiros destinado a possibilitar a pressurização dos sistemas de chuveiros por meio de fontes externas, como as viaturas de combate a incêndio.
  36. (       )        O regulador de 10 estágio existente na rede de alimentação de uma central de GLP é um dispositivo para reduzir a pressão do gás de 4,0 kg/cm2 para no máximo 1,5 kg/cm2, antes de sua entrada na rede primária.
  37. (      )        Os recipientes da central de GLP não podem estar sob redes elétricas, devendo ser respeitado o afastamento mínimo de 05 metros da projeção.
  38. (      )        Proteção total, mínimo de interferência à descarga de água, área máxima por chuveiro automático de acordo com o risco a proteger e posição em relação ao teto ou telhado, para obter uma sensibilidade adequada de funcionamento em função do acúmulo mais rápido do calor junto ao chuveiro automático são características dos chuveiros de um sistema de chuveiros automáticos.
  39. (      )        Considerando uma central de GLP, as cabines dos medidores de consumo deverão ser possuir aberturas de ventilação, na parte inferior, para proporcionar o escoamento do gás proveniente de eventuais vazamentos.
  40. (      )          Se a parede for de material inflamável, os condutores de descidas não naturais de um de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas podem ser instalados na superfície ou embutidos na  mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com