TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praça ramos

Por:   •  18/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

O prestigio internacional da cidade a levou em 1987 a ser inscrita pela Unesco na lista dos bens do patrimônio Mundial. A construção de Brasília trouxe para a geotécnia brasileira um desafio, pois a região abrigava solos com características pouco conhecidas. A ideia de transferir a capital para o interior dom país vinha desde o período colonial, a transferência serviria não só para resguardar a sede governo contra invasões estrangeiras  como para levar o desenvolvimento a outras regiões.

O primeiro a sugerir Brasília como sede da corte foi José Bonifácio em 1823.

Depois de decidida a demarcação ficou esquecida até 1952, quando GV determinara um projeto conclusivo para a implantação da nova metrópole. Uma nova extensão de terras foi definida, levando em consideração diversos critérios, como subsolo, topografia, materiais de construção, clima e salubridade, facilidade de abastecimento de agua e energia elétrica, acesso a vias de transporte terrestre e aéreo, proximidade de terras para agricultura, paisagem atraente e facilidade de desapropriação. Em 1955 foram realizados estudos mais aprofundados para identificar a composição dos tipos de solos na área com a supervisão de Odair Grillo, um dos pioneiros na engenharia geotécnica.

A construção só foi inciada em 1956 sob a presidência de JK. Foram iniciadas algumas obras de infraestrutura de apoio para o empreendimento, conduzido por Oscar Niemeyere o engenheiro Bernardo Sayão.  As obras atraíram milhares de trabalhadores principalmente da região nordestina os chamados ”candangos”.

No ano de 1958 transcorreram aceleradas as obras da esplanada dos ministérios, congresso nacional e dos prédios das superquadras residências. Em fevereiro de 1959 era iniciada a ligação terrestre com a região norte.

O barramento do Rio Paraná já estava previsto antes mesmo da elaboração do Plano Piloto, pois visava regular a umidade  relativa do ar na futura capital e aumentar a disponibilidade de energia com a implantação de uma usina hidrelétrica. As obras de construção da barragem iniciaram se em 18957 e provocaram um aumento do numero de trabalhadores que imigraram para a cidade com as suas famílias. Surgiram então diversas vilas residências, que com a conclusão das obras da barragem foram encobertas pelas aguas do lago e os moradores foram removidos para as cidades satélites recém criadas. Embora o lago Paranoá não tenha sido efetivo na sua missão de regular a umidade de Brasília, ele se tornou importante fonte de lazer e recreação da cidade.

Brasília foi inaugurada na manhã de 21 de abril de 1960, depois de 3 anos e sete meses de obras ininterruptas. Vencendo as numerosas dificuldades técnicas e logísticas, o cronograma foi cumprido à risca. Do ponto de vista geotécnico, foram muitos os projetos de fundações, estudos de estabilidade de cortes e aterros, casos de terraplanagem e compactação, e as investigações  de campo e laboratório.

ATERRO DO FLAMENGO

Com a crescente urbanização do país a partir dos anos 50 e a expansão da indústria automobilística foram tornando saturadas as vias de circulação de trafego do Rio de Janeiro. Em consequência, prevaleceu a proposta de realizar aterros para conquista de novas áreas ao mar, de forma a permitir a abertura de vias expressas na orla.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com