TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico

Tese: Principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  Tese  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  4.181 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

Passo 2

a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

No Desenho Técnico sua descrição é destinada a explicar com vigor a forma e as dimensões do objeto, representado, bem como aspectos relevantes. O Desenho Técnico deve ser perfeitamente perceptível e sem ambiguidades na forma de como descreve determinado objeto.

O desenho livre é apenas destinado a transmitir uma imagem, sem grande ênfase nas suas dimensões e pode ter várias interpretações e significados de um mesmo objeto para cada indivíduo.

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

Os modos mais usados em desenho técnico são as representações em vista e em perspectiva. Ambas tem uma grande importância na descrição de um objeto, e contêm particularidades que as recomendam em situações diferentes.

Representação Perspectiva: É usada quando se quer ter uma visão espacial, rápida de determinado objeto. A informação que ele consegue transmitir é menor que na representação em vistas múltiplas, mas é importante, pois com um simples olhar pode dar uma visão clara do objeto.

Representação em vistas múltiplas: É a representação mais usada em engenharia e se baseia no conceito de projeção ortogonal. A quantidade de informação que pode conter nesse tipo de desenho é muito grande, desde o simples esquema até um desenho de produção completo, com anotações, notas de fabricação e montagem etc. Obedece a determinadas normas, convenções e representação, por isso permitem visualizar imediatamente o objeto representado.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

Para uniformizar o desenho existem as normas de desenho técnico, que são um conjunto de regras ou recomendações a seguir diante da execução ou da leitura de um desenho técnico.

Os órgãos de maior referência são:

• Nível Europeu: Euro- Norma (EN), que são semelhantes às normas ISO (International Organization for Standartization).

• Continente Americano: ANSI (American National Standards Institute).

• Portugal: IPQ (Instituto Português da Qualidade).

• Inglaterra: BSI (British Standards Institute).

PASSO 3

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

A utilização da escrita normalizada tem como objetivos básicos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.

c) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

Arestas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com