TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Cadastral - CTM

Por:   •  7/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

Cadastro Multifinalitário

Projeto Cadastral - Perfil do Município 03

Defina estratégias para a atualização do mapeamento do município.

A desatualização dos dados físicos da parcela se dá pela falta de registro de alterações na estrutura fundiária. Para a atualização do cadastro físico, é importante a participação de técnicos locais na avaliação da evolução da ocupação agrária do município. A atualização do cadastro jurídico também é fundamental para conhecer a situação da terra na jurisdição e identificar os proprietários. Diante disso, a melhor estratégia é compatibilizar as informações de cadastro disponibilizadas a partir da permutação de dados entre a prefeitura, o cartório de registro de imóveis, as empresas prestadoras de serviços e as demais instituições.

Defina os cadastros temáticos que podem ser integrados à base do CTM, considerando as características do município.

O número de cadastros temáticos pode variar de um município para outro segundo a necessidade do local. Sendo necessário para entender o município estudado os cadastros temáticos a seguir: Cadastro Econômico; Cadastro Físico; Cadastro Jurídico; Cadastro Geo ambiental; Cadastro de Redes de Serviço etc. Alguns Mapas temáticos podem ser citados como necessários: Rede Fundiária, Uso do solo, Rede hidrográfica, Infraestrutura (água, esgoto e energia), Terras públicas, Tipo de cultura.

Defina mecanismo de acesso aos dados (internet, solicitação direta à prefeitura, gratuito ou não, acesso limitado ou não etc).

Levando em consideração um dos indicadores de qualidade de um CTM, a acessibilidade garante a transparência dos dados e o desenvolvimento das cidades sob bases certas, permitindo de forma primordial o acesso à informação por parte da população. Tendo em vista que o perfil do município consiste numa densidade demográfica inferior em sua área rural em detrimento da área urbana que apresenta perímetro menor e maior número de residentes, além de seu caráter econômico baseado no setor primário, a melhor estratégia, neste caso, seria a liberação dos dados através da internet e/ou solicitação direta à prefeitura, de forma gratuita e limitada porém com alternativas de estender o acesso da população ou instituições mediante compra dos dados.

Estabeleça estratégias para o financiamento e para a sustentabilidade do cadastro do município em questão.

A partir da integração dos bancos de dados, descrito no item 1, podem ser estabelecidas alianças entre a prefeitura e outras instituições, onde o poder municipal custeará a maior parte dos investimentos, tendo em vista que seria a maior beneficiada. As instituições que precisam de dados e não entraram na parceria, terão que comprar dela os produtos, gerando recursos para as próximas atualizações. Para pequenos municípios, como o do perfil em estudo, há a possibilidade de constituição de consórcios públicos intermunicipais, visando especialmente à redução dos custos com a implementação, entretanto a formação de consórcio não deve se restringir a esfera do governo local. Também se recomenda que parte da receita gerada pela atualização cadastral seja revertida em prol da manutenção desse cadastro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com