TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu Arte Brasil

Por:   •  19/10/2015  •  Dissertação  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

“O Museu Afro Brasil, é uma instituição pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo Inaugurado em 2004. Apresenta as contribuições dos afrodescendentes para a formação da identidade nacional, promovendo o reconhecimento, valorização e preservação do cultural africano e afro-brasileiro e sua presença na cultura do país.”

Logo na entrada, deparamos com obras de artes fantásticas esculpidas em papel. Um universo de formas e cores que impressionam por sua beleza.

As fotos em preto e branco da África, com as quais nos deparamos também logo na entrada, registram a criatividade e o testemunho do fotógrafo, assim como as diversas fotos que encontramos no museu, retratando não só a realidade, mas a visão artística fotográfica.


As marcas da escravidão estão impressas nos diversos objetos que lá podemos apreciar, como um debulhador de milho, uma prensa de tabaco do século XVIII, moenda manual, roda de afiar, entre tantas outras que foram tão úteis naquela época e hoje são tão valiosas pelo seu valor histórico ou muitas vezes até como peças de decoração.

Uma foto me chamou muito a atenção, uma cena de escravos trabalhadores que se colocaram para serem retratados. Não precisamos analisar muito para perceber que eram pessoas que estavam ali na sua árdua rotina, nota-se nas suas feições a luta e o cansaço, e hoje ali expostos como uma obra de arte.

Também apreciamos roupas, adornos, objetos oriundos da cultura afro-brasileira, os quais nos proporcionam um universo de representações e rica bagagem cultural.

“Um centro de referência da memória negra, que reverencia a tradição que os mais velhos souberam guardar, mas faz reconhecer os heróis anônimos de grandes e pequenos combates, e os negros ilustres na esfera das ciências, letras e artes, no campo erudito ou popular. Um museu que expõe com rigor e poesia ritos e costumes que traduzem outras visões de mundo e da história, festas que evidenciam o encontro e a fusão de culturas luso-afro-ameríndias para formar a cultura mestiça do Novo Mundo, mas que também registra as inovações da cultura negra contemporânea na diáspora. Um museu de arte, passada e presente, que reconhece o valor da recriação popular da tradição, mas reafirma o talento negro erudito, nas artes plásticas e nas artes cênicas, na música como na dança.”

O Museu Afro Brasil, portanto, registra não só o que de africano ainda existe entre nós, mas o que foi aqui apreendido e transformado pelas mãos e pela alma do negro, salvaguardando ainda o legado de nossos artistas – e foram muitos, anônimos e reconhecidos, os que nesse processo de miscigenação étnica cultura mestiça que se forma nas sociedades afro-atlânticas envolve relações entre desiguais, em se tratando de senhores e escravos.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (197.9 Kb)   docx (119.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com