TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de extensão a comunidade praça da república

Por:   •  26/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 8

TEMA

1-Vila real da Praia Grande, esse foi o primeiro nome da cidade sorriso, hoje Niterói. Qual a primeira coisa que vem em nossas cabeças quando pensamos em Niterói?

2-O Mac, as praias, o caminho Niemeyer, a ponte que corta a baía de Guanabara ou a vista do Rio de Janeiro?

No entanto existe uma Niterói pouco conhecida, principalmente pelos seus moradores. Niterói não é só o MAC, fortaleza santa cruz e o solar do jambeiro, é também a praça da república, o bairro Portugal pequeno e a ilha da boa viagem. Patrimônios históricos com pouca visibilidade, mas com grande valor para a cultura local.

3- Fundada no início do século XX, a Praça da República, foi erguida para lembrar o fato histórico e os célebres fluminenses que por ela lutaram. 

4-O projeto de construção da praça e do conjunto ( a Biblioteca Pública Estadual, a Câmara Municipal de Niterói (antiga Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), a Liceu Nilo Peçanha (antiga Escola Central), sede regional da Polícia Civil (antigo Palácio da Polícia) e o Fórum de Niterói do Tribunal de Justiça de Estado (antigo Palácio da Justiça) pertence ao arquiteto Pietro Campofiorito e foi idealizado em 1913, com o objetivo de ali se fazer o grande centro cívico de Niterói.

5-Em 1924 foi iniciado o remodelamento da Praça e re-inaugurado em 1927 com o monumento Triunfo à República. A praça que até então era chamada Praça D. Pedro II passou a se chamar Praça da República e foi concluída apenas em 1935 com a inauguração do último grande prédio, a Biblioteca Pública Estadual.

6-Na década de 1970 o Governador Geremias de Mattos Fontes decidiu construir, no lugar, a nova sede do Tribunal de Justiça do Estado. O monumento "Triunfo da República" foi desmontado e em seu lugar ergueu-se a estrutura arquitetônica do edifício “o esqueleto” do Tribunal de Justiça que permaneceu inacabado por anos.

 Então em meados de 1978, setores da sociedade fluminense se mobilizaram num movimento que objetivava a reconstrução da praça, conseguindo que, em janeiro de 1983, o Instituto Estadual do Patrimônio e Cultural tombasse o monumento.

 Em 1989, o governo do estado determinou a implosão do "esqueleto" do prédio e a reconstituição da praça na sua forma original. A Implosão foi realizada em 1989 pelo engenheiro Hugo Takahashi e no dia 4 de dezembro de 1989 reinauguraram-se a Praça da República e seu monumento com a preocupação de se respeitar as suas características originais.

JUSTIFICATIVA

7/ 8 / 9/ 10/11 O centro de Niterói já teve 25 mil habitantes e agora tem cerca de 19 mil e esse processo de esvaziamento progressivo do centro da cidade atinge patrimônios históricos que jamais foram adequadamente defendidos.

Atualmente vemos que a Praça e seu conjunto sofrem com ausência de investimentos públicos, falta de recursos financeiros em sua manutenção, falta de atenção da prefeitura para a integração do circuito turístico e sinalização até o local. ( explicar as imagens dos slides 8/9/10/11

Existe o tombamento do conjunto arquitetônico, porém os prédios individualmente não são tombados. Na hora de fazer a preservação específica do patrimônio, quando se faz o tombamento de um prédio faz-se um levantamento de como ele foi construído, quais materiais foram usados e etc, logo, qualquer reforma posterior, acontece nos termos técnicos daquele tombamento. Quando não se tem esse tombamento específico dos prédios, embora estejam protegidos como conjunto arquitetônico isso é insuficiente, pois não se tem o detalhamento contido na forma de “tratar” cada um.

Além desses fatores existe ainda problemas com a falta de atividades social e culturais, área para esporte, mobiliários e poucos eventos culturais naquela localidade que afastam ainda mais os usuários.

OBJETIVO GERAL

12- Um bom projeto de Praça não depende apenas de uma boa execução técnica; também deve ser o espaço certo, no lugar certo e para as pessoas certas. A cidade precisa ser vista sob seus múltiplos aspectos, sejam eles físicos, sociais, econômicos ou culturais. E é este olhar múltiplo que deve ser absorvido pelas políticas públicas, que também precisam ser acompanhadas por políticas sociais que exerçam o controle do processo especulativo que envolve as melhorias urbanas, para que a população local, sobretudo a de baixa renda, possa usufruir das transformações e não seja expulsa de seu local de origem.

O intuito é entender a dinâmica da cidade e a vida das pessoas no seu cotidiano, a fim de que a praça a ser inovada reflita as necessidades e os anseios dos seus usuários, para só assim ser realmente utilizada.

Métodos e técnicas (pesquisa, entrevista fechada)

13- Compreender as necessidades da população local é tão importante quanto avaliar o entorno ou as especificidades do próprio terreno. Identificar os desejos e anseios da população e a relação que ela estabelece com a região pode alterar significativamente ideias preconcebidas de determinado lugar.

Assim, buscando compreender como se dá o uso da Praça da República, pelos habitantes circunvizinhos estudamos sobre quais seriam os motivos para a população utilizar a praça ou deixar de frequentá-la.

Foi feita então uma entrevista fechada com perguntas e resposta de múltipla escolha com moradores da cidade de Niterói e pessoas de outras cidades que passam frequentemente pelo local, por motivos de trabalho, serviços, estudos, compras, entre outras atividades, verificando as reais deficiências do espaço e os desejos dos usuários em relação ao que eles acreditam estar faltando no local.  

A população considerada para este estudo foram os moradores das redondezas da praça. A amostra contou com 20 entrevistados de ambos os sexos com média de idade de 15 ± 60 anos.

Foi utilizado como instrumento um formulário constituído de uma pergunta sobre a frequência ou não à praça. Em caso de resposta afirmativa, outras três perguntas seguiam. Em caso de resposta negativa, duas perguntas seguiam.

Para compilação dos resultados primeiramente as respostas foram categorizadas segundo os itens descritos acima e posteriormente foi realizada estatística descritiva, gerando gráficos de porcentagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (292.9 Kb)   docx (85.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com