TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ESCOLA COMUNIDADE

Por:   •  25/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO

PROJETO – UM OLHAR ATRAVES DA ESCOLA

INTEGRANTES

João Eduardo Silva RA 1431178

Daniel Francisco Ricci RA 1440514

Joanilde Soares de Araújo RA 1423919

Rui Antônio Filho RA 1445254

POLO SANTO ANDRÉ

MARÇO 2015

INTEGRANTES

João Eduardo Silva RA 1431178

Rui Antônio Filho RA 1445254

PROJETO – UM OLHAR ATRAVES DA ESCOLA 

FRANCO DA ROCHA S.P

MARÇO 2015

Projeto apresentado á Universidade Paulista-Unip

Do curso de história, como um dos requisitos para

a obtenção da nota da disciplina prática de ensino

INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE

Prof° Raquel Maia Bokums.

       Prof.Wanderlei Sergio da Silva

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVOS        4

2.1 OBJETIVO ESPECIFICO         5

3 JUSTIFICATIVA        5

4  IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO.......................................................................6

5 DESENVOLVIMENTO        6

6 REFERENCIAL TEORICO        7

7 METODOLOGIA         7

8 – RESULTADOS ESPERADOS         7

9  CONSIDERAÇÕES FINAIS ..............................................................................8

10  REFERENCIAS BIBIOGRAFICAS ..................................................................8

Projeto escola comunidade

PROJETO – UM OLHAR ATRAVES DA ESCOLA

  1. INTRODUÇÃO

A realização deste trabalho se deu através da observação sobre a importância da escola na formação do cidadão.

Após constatar a falta de acesso à cultura e ao lazer resolvemos montar uma oficina de fotografia com o objetivo de fazer com que os alunos e a comunidade tenham contato com essa ferramenta de cultura e lazer.

O lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade,seja para repousar,seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada,sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.( DUMAZEDIER,2000,p.34).

“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.” Paulo Freire

2- OBJETIVOS

Desenvolver atividades  de oficinas que sejam atraentes para a comunidade, que estejam em evidencia  para que tenham mais interesse ,pensando nisso desenvolvemos um projeto de oficina de fotografia  com as novas tecnologias digitais. Esta atividade vai proporcionar aos  alunos e a comunidade  uma nova visão do espaço escolar ,não só a aprendizagem através de técnica para fotografar , mas também através de partilha das experiências vivenciadas no cotidiano extraescolar. Pode-se afirmar que esta experiência contribuirá  ainda para a melhoria da autoestima dos alunos e população inserida no contexto, uma vez que boa parte da comunidade ainda não tivera a oportunidade de fotografar, e também no sentido de valorização da produção individual O processo de construção de conceitos diversificados de escola possibilitara  aos alunos aprofundarem-se nos vários campos do conhecimento, despertando para a valorização e importância das relações que são estabelecidas com o outro no ambiente escolar.

Utilizar técnicas de produção visual com câmeras fotográficas  para proporcionar aos moradores da comunidade  oportunidades para constituir um acervo comunitário ,uma vez que foi pesquisado sobre a historia da comunidade , o cotidiano e a cultura local para a realização dos registros fotográficos .

Como ponto culminante do projeto divulgar  experiência,em exposições fotográficas no espaço escolar , contar com a participação de toda a comunidade , interna e externa, ou seja, família, vizinhos e moradores do bairro.

2.1- OBJETIVOS ESPECIFICOS

· Proporcionar aos moradores  uma apropriação de mecanismos de  Inclusão Visual: inclusão no processo de produção de imagens a partir da compreensão dos fundamentos da fotografia  digital  e do seu papel legitimador e formador de memórias e identidades, de modo a capacitar os aprendizes a produzir uma representação visual de si mesmo, de sua comunidade, da relação com o outro e o mundo. − Valorização da Memória, Identidade, Cultura e Economia Comunitária   Formação de agentes de transformação da comunidade (formação de produtores de fotografia  para registrar a cultura do bairro, agentes culturais da comunidade para o núcleo de mídia colaborativa comunitária e produção cultural comunitária.

 Qualificação profissional e desenvolvimento pessoal ,capacitação de correspondentes aprendizes para implementar outras ações do programa . Promover práticas que coloquem em contato direto a comunidade e o ambiente escolar.

 Desenvolver competências e habilidades para Leitura e Olhar:

Ler, analisar e compreender o processo de produção de imagens na fotografia e no olhar,

desenvolvendo outra relação com a imagem.

Olhar, renovar o olhar sobre o próprio cotidiano, seu entorno e a cidade  através das narrativas e reflexões sobre a produção  visual dos aprendizes,promover questionamentos e mecanismos de enfrentamento das barreiras impostas por relações sociais. hegemônicas sobre o espaço urbano da cidade e seus moradores.

3- JUSTIFICATIVA

Em conversas informais com pessoas da comunidade identificamos uma grande carência na região de acesso ao lazer e a cultura , também uma falta de perspectiva profissional, então chegamos a conclusão que oferecer uma oficina de fotografia talvez despertasse algum interesse a essas pessoas Oficina de fotografia    é um projeto de oficinas de fotografia  como ferramenta de inclusão visual e construção de narrativas tendo como tema a percepção do território, a valorização da memória, cultura e identidade comunitária. Nesta, a simplicidade das técnicas e as possibilidades de intervenção criativa e lúdica ao longo de todo o processo de produção da imagem permitem, de um modo que nenhuma outra metodologia permitiria, desmistificar, analisar, compreender e vivenciar o processo de produção de imagens de modo a propiciar aos aprendizes: um desenvolvimento todo especial do olhar, da sensibilidade estética, do potencial expressivo, da criatividade e da capacidade de experimentação  uma apropriação dos conceitos e do passo a passo, subvertendo as relações de tempo e espaço da fotografia tradicional, um desenvolvimento de outra relação com o aparato fotográfico e com as novas tecnologias convencionalmente impostas pela indústria fotográfica uma pratica transdisciplinar na construção de conhecimentos envolvendo química, física, biologia, história, geografia...Oficina de fotografia serve  como ferramenta de inclusão visual através de tecnologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com