TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta alternativa para coleta seletiva

Por:   •  14/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7

PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A COLETA SELETIVA DE

RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

          Os sistemas de limpeza urbana, juntamente com os sistemas de abastecimento de água, esgotamento pluvial, drenagem pluvial, compõem o saneamento básico, representando elevado interesse quanto à saúde pública e à conservação ambiental.

          Nos sistemas de limpeza urbana, são as pessoas que geram os resíduos sólidos, em residências, comércio e indústrias. São as pessoas que selecionam os produtos que devem ou não comprar, que condicionam seus resíduos, que devem apresentar aos caminhões de coleta esses resíduos corretamente acondicionados, em locais e horas predeterminados. E são as pessoas que devem recolhê-los e encaminhá-los a uma destinação ambientalmente adequada.

Portando, os sistemas de limpeza urbana, para serem implantados, operados e mantidos dentro dos padrões de projeto, necessitam além dos recursos financeiros, da participação da comunidade.

          Nota-se com isso uma evolução de paradigmas, onde o paradigma vigente para a gestão comunitária é a necessidade de considerar os seres humanos como os atores do seu próprio desenvolvimento, onde o processo de criação da cidade depende dos governos locais e da participação de seus habitantes.

          A tarefa de gestão ambiental urbana é realizar uma série de intervenções sociais para manejar e usar adequadamente o espaço, os recursos naturais e humanos, bem como as qualidades ambientais da área urbana e sua zona de influência.

          Verifica-se, portanto a necessidade imediata de uma abordagem técnica e global, com vistas à gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos, adotando-se propostas alternativas, que representem ao mesmo tempo eficácia e conservem a integridade ambiental das cidades, ameaçada haja vista a grande quantidade de resíduos sólidos gerados e dispostos inadequadamente, poluindo solos, águas e o ar, tanto de maneira direta quanto indireta.

          A presente proposta vem contribuir para a supressão da lacuna existente entre coleta e disposição final dos resíduos, valorizando a efetiva participação da comunidade.

         A presente proposta foi desenvolvida no município de Campo Grande - MS, contemplando o levantamento bibliográfico, que teve como principal fonte de apoio os documentos de instituições governamentais e não governamentais trabalhos científicos sobre o assunto.

           A etapa posterior consistiu no levantamento de informações a respeito da coleta seletiva e da catação de lixo, através de entrevistas participativas junto à Prefeitura Municipal, SEBRAE, empresa responsável pela coleta, empresas que comercializam materiais recicláveis e catadores

RESULTADOS: As principais ações a serem implantadas compreendem a reestruturação da administração municipal e a implantação de uma cooperativa de catadores envolvendo diversos segmentos da sociedade.

         O primeiro passo seria a implantação da coleta diferenciada de resíduos, sendo a coleta convencional mantida ou ampliada. Algumas reestruturações a nível institucional devem ser desenvolvidas no setor público municipal,  possibilitando melhor controle, manutenção do programa e ações contínuas de educação ambiental.

         Nesse sentido, propõe-se que o Instituto Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente- PLANURB desenvolvesse estudos e pesquisas voltados para a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos, em todas as fases.

         Entre suas atribuições está o acompanhamento e a orientação ao adequado funcionamento da cooperativa, o planejamento de novas estratégias, a promoção da educação ambiental e a escolha de um modelo adequado para o destino final dos resíduos sólidos urbanos. Para a operacionalização da coleta diferenciada de materiais recicláveis, propõe-se a estruturação de uma cooperativa composta basicamente pelos atuais catadores, com apoio de instituições governamentais e não governamentais.

         Tal cooperativa, entre outros benefícios sócio-econômicos e ambientais, eliminaria o risco de acidentes com catadores no lixão, reduziria a insalubridade inerente à atividade, através do uso de equipamentos de proteção individual e coletivos, valorizando a atividade do catador, principalmente no tocante a questão da saúde do trabalhador.

          Com a organização da cooperativa para realização da coleta seletiva e comercialização dos materiais coletados, o poder público estaria contribuindo com o aumento da geração de trabalho e renda e ao mesmo tempo amenizando o problema da destinação final dos resíduos. A comunidade seria mobilizada a adotar uma postura mais responsável em relação à cidade e ao meio ambiente.

         O projeto deve prever espaços cobertos, que evitem o acúmulo de águas de chuva e o espalhamento dos materiais. Esses espaços destinam-se a um período pequeno de estocagem e armazenamento dos materiais, até atingir a quantidade necessária para comercialização.

         A tecnologia a ser implantada é simples, mas funcional. A triagem é realizada manualmente, em esteiras, aonde os materiais vão sendo separados. Todo material coletado deve passar por essa triagem que objetiva agrupar os diferentes tipos de materiais. Para redução de volume e facilidade no armazenamento e acondicionamento todo material triado deve ser prensado através de prensas enfardadeiras. A separação dos metais, não detectados na triagem manual, poderá se dar através de um letro-ímã.

         O sucesso da organização está inter-relacionado com a implantação da coleta diferenciada de produtos potencialmente recicláveis. Tal coleta pode ser realizada com o auxílio de carroças, movidas a tração animal, e carrinhos. Os catadores passam nos bairros, recolhendo os materiais.

O desenvolvimento do programa de coleta diferenciada tem como objetivo primordial assegurar a boa qualidade dos materiais coletados e possibilitar a realização de programas sociais em parceria, com: catadores, poder público, organizações não governamentais, indústria, comércio e a comunidade em geral.

A implementação do sistema proposto, que envolve a estruturação da cooperativa e a integração dos diversos setores sociais, contribuirá para:

♦Fortalecer valores de cidadania e solidariedade entre a comunidade em geral.

♦combater o estado de pobreza de dezenas de famílias que sobrevivem da atividade de catação e venda de materiais recicláveis.

♦Melhoria na eficiência da coleta e destinação final

♦Término dos problemas existentes no lixão e nos depósitos de entulho, relativos à saúde e segurança dos catadores presentes nessas áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com