TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quando construir em aço

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 8

Quando construir em aço?

A escolha dos materiais deve ser analisada com o máximo de cautela e cuidados possíveis, para que futuramente não venham a ocorrer falhas graves comprometendo a estrutura.

Que tipo de estrutura é mais adequado para minha obra

Ao iniciar-se uma obra muitas vezes leva-se em conta apenas o custo dos materiais, buscando economia, mas nem sempre isso trás um bom resultado quanto a custo beneficio no final da obra. Por esse fato deve-se analisar e fazer um levantamento de todo um conjunto e apontar os beneficio e malefícios que esses materiais vêm a trazer.

Fundações

Ao se optar por uma construção com estrutura em aço deve-se analisar o local e a viabilidade. Sabe-se que uma estrutura em aço tem seu peso 6 a 10 vezes menor que uma estrutura de concreto sem as lajes.

As fundações profundas em estacas metálicas apresentam uma vantagem considerável quando comparadas com estacas de trilhos ou pré-moldados de concreto, tanto com estrutura em aço quanto estruturas em concreto. A utilização das estacas metálicas nas fundações minimiza as dificuldades no canteiro de obra e vibrações que trazerm incômodos nos arredores.

Tempo de construção

Quando se trata de obra todos querem maior rapidez e agilidade possível para o termino. No caso de obras residenciais ou comerciais a exigência pelo contratante é para que a conclusão do empreendimento seja o rápido possível. Em casos de obras políticas é estipulada uma data para a inauguração independente se no decorrer da obra o custo total seja maior que o estimado.

O aço traz grandes vantagens, uma delas é a rapidez na montagem. O prazo final para entrega da obra pode ser reduzido em até 40%, se comparada com sistemas convencionais. Outra vantagem é quanto à fundação esta sendo feita as peças em aço vão sendo fabricadas.

Tipos de ocupação

É importante que se conheça bem o local da obra, a arquitetura e localização, para que se escolha o material mais adequado e que não venha trazer desvantagens.

Empreendimentos comerciais: O custo do terreno é um dos mais caros, por serem em lugares estratégicos e normalmente com maior fluxo tanto de pessoas quanto de veículos, mas se comparado com lucro pós-investimento é um dos mais rápidos, pelo fato de ser uma obra fácil, simples, com pouco canteiro de obra e que não exige tanto do arquitetônico.

Edifícios residenciais: Normalmente são vendidos ainda na planta, pelos custos serem menores e as condições de pagamento melhores. Muitos dos compradores investem para que recebam um valor mensal de aluguel ou até mesmo para se livrarem dele. O processo de construção de um edifício residencial é mais complexo que o comercial, pelo fato de levar em conta o conforto dos moradores, o melhor fluxo possível, melhor disposição das garagens e uma fachada elaborada, que chame atenção dos compradores.

Edifícios sede e agências: A agilidade da obra é um fator atrativo e que trás retorno rápido do investimento, esse tipo de empreendimento tem o custo do terreno elevado e a fachada deve ser atrativa, uma vantagem é que não se tem canteiro de obra.

Hotéis: A rapidez na elaboração do empreendimento traz grades vantagens e lucros imediatos. A implantação do hotel deve ser pensado e disposto da melhor forma para que venha a atrair o publico pelo mínimo de conforto e boa localização. O empreendimento exige alta densidade de instalações, grandes vãos livres nas áreas comuns e grande numero de apartamentos.

Hospitais: A rapidez em um empreendimento como esse é de suma importância para que não venha a trazer grandes contratempos no funcionamento do local, caso já seja existente. As instalações são complexas a modulação parcial e a acessibilidade necessária.

Shoppings: Normalmente possui formatos simples, tendo varias salas, uma ótima circulação que atraia e não deixe os visitantes cansados, grande vãos, construção normalmente na horizontal, fachada simples, com poucas informações e pouco canteiro de obra.  Quanto menor o tempo de execução da obra mais rápido vira os lucros.

 Edifícios garagem: Quanto mais rápido for a entrega da obra mais cedo vira retorno. Possui pouco canteiro de obra, fachada simples, pavimentos tipo, grandes vãos e rampas de acesso.

Universidade e Escolas: A rapidez na execução do empreendimento traz lucros imediatos. Fachada padronizada ou personalizada, construção normalmente na horizontal com poucas instalações.

O aço possibilita grandes construções verticais, maior aproveitamento do terreno, pouco canteiro de obra e agilidade na execução.

Disponibilidade e custo dos materiais

Perfis compostos soldados: São normalmente encontrados por encomendas de 30 a 60 dias. Possui grande versatilidade para diversas dimensões, limitações de alturas e grandes vãos. Porem possui um custo elevado em sua fabricação. Para que um perfil chegue a seu destino final ele passa por um processo de corte de chapas, montagem e solda.

Perfis compostos Eletrosoldados: São encontrados perfis a pronta entrega e também fabricados sobre customização. O custo da fabricação é elevado, existem limitações na utilização de bitolas e a solda traz irregularidade na qualidade visual.

Perfis limitados de Abas Paralelas: Produzidos no Brasil em tamanhos de 6m a 12m de comprimento e por encomendas, possuem alta resistência, disponíveis a pronta entrega, e  bom valor de mercado.

Perfis laminados importados: Os valores de mercado podem estar sofrendo alteração conforme a variação cambial, a qualidade depende muito de fábricas e as bitolas disponíveis não são constantes.

Perfis laminados de Abas Inclinadas: Possui maior massa linear do que os perfis laminados de abas paralelas com a mesma resistência.

Perfis formados a frio: São indicadas para pequenas dimensões, as chapas são finas e a qualidade do aço muitas vezes é desconhecida.

Parafusos: São facilmente encontrados no mercado em acabamentos preto ou galvanizados. Para estruturas de aço paginável é aconselhável usar parafusos compatíveis, este muitas vezes não se encontra a pronta entrega.

Recursos do construtor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com