TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sistematização Respondida

Por:   •  17/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMATIZAÇÃO 01

Estudante:  Tatiana Araújo Ramão do Nascimento

RA: 21708471

Questão 1

Para Platão, filósofo grego do século V a.C., o belo está ligado a uma essência universal e não depende de quem observa, pois está contido no próprio objeto, na criação.

(O conceito de belo na estética grega – Portal Audaces)

A filosofia se ocupa, desde a antiguidade clássica, na definição de valores e virtudes universais, incluindo reflexões sobre a estética.

Entretanto, tendências contemporâneas relativizam as conclusões universais sobre o gosto.

Redija um texto argumentativo que contrapõe a noção de Belo universal à liberdade de interpretação estética.

Elabore a sua resposta em até 15 linhas utilizando APENAS as suas próprias palavras no espaço abaixo:

Resposta – Questão Discursiva 1

1

O fato de que em uma mesma região a noção de belo muda conforme o tempo prova, por si só, que o padrão estético não é univeral e nem tão pouco duradouro. Vários fatores infuenciam a concepção de "belo", mas aqui tratrei o elemento que acredito ter mais relevância nos dias atuais: O capitalismo. Não se trata de uma demonização desse sistema socioeconômico, mas acredito que os principais elementos que compõe o que hoje entendemos como beleza surgem dele. Levando em consideração o termo "universal", não há o que questionar que os padrões ocidentais imperam como os mais almejáveis. Certamente isso surge do protagonismo econômico do ocidente que oportuniza com maior facilidade a expansão de sua cultura através de filmes, publicidades, marcas, etc. Em um cenário como o de hoje, em que a China vem crescendo como potência econômica, acredito que mudanças nesse sentido começam a acontecer. Evidente que levará muito tempo para que se consolide, mas com certeza restará mais uma vez claro que o conceito de beleza não se trata de algo imutável, universal e que venha dos instintos humanos.

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

 

Questão 2

Alexander Gottlieb Baumgarten tornou-se famoso no século 18 e inscreveu seu nome na posteridade como o criador da disciplina filosófica estética. Pode-se supor que o fez porque foi o primeiro a perceber as relações estabelecidas entre três domínios, até então tratados como autônomos: o da arte, o da beleza e o da sensibilidade do sujeito humano.

Redija um texto argumentativo que relacione arte, beleza e sensibilidade da pessoa humana para compreender o que é estética.

Elabore a sua resposta em até 15 linhas utilizando APENAS as suas próprias palavras no espaço abaixo:

Resposta – Questão Discursiva 2

1

Ainda levando em consideração o enunciado da questão 1, que aborda o anseio da filosofia por descobrir os valores e virtudes universais, devo dizer que, desde que desatrelado a padrões exclusivamente estéticos, não se trata de uma tarefa impossível. Quero dizer que a sensibilidade humana é sim um elemento universal e que todas as concepções de beleza, embora não universais, compartilham desse mesmo elemento. A intenção de qualquer artiste pelo mundo envolve sempre atingir emocionalmente o apreciador de sua arte, seja por uma obra condizente com o que é definido como belo ou com uma arte que, ainda se utilizando do conceito de beleza, choca o apreciador por retratar o oposto desse conceito, ainda utilizando da sensiblidade, característica própria do ser humano que provoca emoções quando está diante de algo definido como "feio" ou "imoral". Por isso, quero dizer que se não fosse pela sensibilidade humana, estar de acordo ou não com padrões de beleza não teria tanta relevância pois não causaria qualquer tipo de resposta emocional.

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

 

Questão 3

A distinção entre cultura erudita e cultura popular foi, por muito tempo, uma forte tendência na filosofia da cultura e da arte.

Foi necessário muito tempo para superarmos essa visão de dominação e, ainda hoje, sofremos os efeitos de séculos de insistência em uma abordagem movida pelo desejo de desvalorização daquilo que era produzido pelo povo.

Elabore um texto que diferencie cultura erudita de cultura popular, e cite um exemplo para cada um destes conceitos.

Elabore a sua resposta em até 15 linhas utilizando APENAS as suas próprias palavras no espaço abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com