TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO DOS CONTEÚDOS: ARTS AND CRAFTS, ART NOUVEAU E ESCOLA DE CHICAGO

Por:   •  6/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

ATITUDES ANTE A TECNOLOGIA

A Revolução Industrial era vista de modo a impactar negativamente a organização social, os métodos construtivos e a própria base moral da cultura, tal visão era atribuída aos principais pensadores ingleses do Artes e Ofícios, John Ruskin e William Morris. Eles defendiam o processo da produção artesanal, em que o artesão participa de toda a produção do objeto, permitindo o entendimento do todo, e a mais altas qualidades estéticas que seria realocada para às ferramentas e aos artefatos de uso diário, portanto, o arquiteto deveria se transformar em um mestre dos ofícios. Contudo, nos Estados Unidos, Frank Lloyd Wright , o arquiteto mais original a ser influenciado pelos ideais do Artes e Ofícios, entendia a importância positiva da mecanização, uma vez que para ele isso influenciaria não somente as técnicas do artista na edificação, mas também a malha da sociedade.

Art Nouveau é um fenômeno entendido como a necessidade da arte para toda a comunidade, podendo ser apresentado como “moda”, visto que assume aspectos pertencentes dela, por exemplo, a produção em massa, consumismo, obsolescência e substituição de produtos. O Art Nouveau é uma ornamentação urbana, e a explosão desse ornamentismo ligado a produção industrial pode ser justificada não tanto pelo desenvolvimento tecnológico, mas sim pela situação econômica-social.

Chicago era um importante centro do capitalismo, sendo a pressão pela construção em altura ocorreu devido à concentração de pessoas na região e obter lucros a partir de uma ocupação mínima do solo. Portanto, a criação de construções altas aconteceu por causa, mas do desenvolvimento tecnológico, como a invenção do telefone, do elevador e da utilização do cabo de aço.

ASPECTOS NACIONAIS

O surgimento do Artes e Ofício ocorre e tem um amplo desenvolvimento na Inglaterra, ele se caracterizou pela ideia do rústico, do vernacular, da simplicidade e da objetividade, muito voltado a arquitetura residencial. Na Alemanha, Hermann Muthesius teve contato com os metodos da arquitetura inglesa, trazendo para seu país tais estudos, a admiração pelo movimento foi muito grande. Nos Estados Unidos, H. H. Richardson e Ames Gate Lodge também foram influenciados pela movimento.

O Art Nouveau vai ter seu desenvolvimento em países que apresentam certo nível de crescimento industrial. Ele instaura entre esses lugares um regime cultural e de costumes quase uniformes, com poucas variações locais, caráter cosmopolita e moderno.

A Escola de Chicago vai ser originada e desenvolvida nos Estados Unidos, em Chicago. Os Estados Unidos antes importavam estilos europeus adaptando gradualmente as condições locais, após a Guerra Civil, o espirito de integração e identidade nacional influenciou as artes.

TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS

No movimento Artes e Ofícios, a arquitetura é voltada para a residência pode-se ver o uso de materiais locais, a praticidade, jogo geométrico e a harmonia com a paisagem. Na arquitetura doméstica a rusticidade da habitação era outra característica, porém de forma refinada e urbana devido aos seus usuários de classe media.

O Art Nouveau invade os centros dos negócios e os bairros residenciais das cidades com adornos florais e trepadeiras, porém são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com