TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS ATIVIDADES DE ARTE AMBIENTAL DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA ESCOLA VERDE

Por:   •  20/11/2018  •  Abstract  •  1.990 Palavras (8 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 8

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS ATIVIDADES DE ARTE AMBIENTAL DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA ESCOLA VERDE

Sulaine Almeida Ramos

RESUMO

É sabido que a educação ambiental é essencial para a conscientização das crianças e jovens quanto ao respeito com meio ambiente para que conservem uma vida de qualidade. Assim, o Programa Escola Verde-PEV da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) desenvolveu uma diversidade de atividades socioambientais, na qual uma delas é voltada aos aspectos artísticos referente ao meio ambiente. E essas atividades artísticas nas escolas é um instrumento de imensa importância para a linguagem e representação da sociedade, sabendo que através da arte ambiental, o aluno pode conhecer um mundo ainda inimaginável e desvelar a identidade dos sujeitos, produzindo, assim nas crianças um sentimento de que eles também são responsáveis pelo meio em que vivem. Neste sentido, o presente trabalho teve o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas pelo PEV, a partir do relato de experiências das atividades do eixo Arte Ambiental, descrevendo passo a passo como são desenvolvidas. Será apresentado um debate contextualizado com relato de experiência, depois objetivos, metodologia e por último resultados e conclusão. Na contextualização, o exposto será relatado como são feitas os primeiros contatos da escola com o responsável; Agendamento com responsável da escola com o eixo temático; Planejamento da atividade com a temática escolhida; Consecução de atividade entre slide, vídeos e pinturas e como são feitas as Coletas de dados. Para a construção do mesmo foram necessários um estudo bibliográfica da Educação Ambiental como também uma análise dos dados disponibilizados no Banco de Dados do PEV de 2012 até 2016 sobre as atividades do Eixo Arte Ambiental.

Palavras-chave: Educação; Meio ambiente; Arte Ambiental.

Introdução

Atualmente, o Planeta tem passado por grandes transformações sociais, econômicas, culturais e principalmente ambientais. A sociedade está cada vez mais acelerada e consumista, provocando uma maior exploração dos recursos naturais. A cada dia que passa novos produtos são inventados, produzindo novas necessidades de consumo. E os danos com o meio ambiente só tem aumentado. Estudos comprovam que os fatores da globalização tenham agravado diversos problemas, dentre eles o aquecimento global.

Nessas circunstâncias, o Planeta se encontra em emergência, e as soluções foram encontradas na Educação Ambiental. As sociedades precisam se reestruturar culturalmente, pois os mesmos só investiram na exploração e no empobrecimento dos recursos básicos da vida. Assim, a Educação Ambiental, se tornou um dos principais instrumentos para conter e minimizar os problemas ambientais, assim como os problemas ocasionados pelo lixo. Entende-se assim por Jacobi (2003, p. 190) que “a reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma necessária de articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental.”

Reigota (1998) fala também que a educação ambiental segue para uma proposta pedagógica que centra em uma perspectiva de conscientização, modificação das condutas na sociedade, desenvolvimento de competências, aptidão em avaliações e participação dos educandos. Deste modo, os programas governamentais e os incentivos de pesquisa e extensão nas universidades tem desenvolvido e criado projetos de pesquisa e extensão que atendam as demandas ambientais, como o Projeto Escola Verde-PEV que surgiu em 2012, com a dinâmica de pesquisa e extensão para a abordagem das temáticas ambientais.

Nessa perspectiva da abordagem ambiental, umas das alternativas que encontramos foi abordagem da arte. A arte ambiental surge numa perspectiva em que os problemas da produção de lixo nos faz refletir sobre a forma de vida da pessoas, em como são movidas pela capitalismo que levam a consumir e atingir o progresso. Segundo Oliveira, Castro e Ramos (2016, p. 136):

“A arte tem definição ampla e pode variar de acordo com o tempo, mas de forma geral é possível afirmar que a arte é universal, ou seja, é inerente ao ser humano, e abrange as várias formas de expressar os sentimentos, as emoções e ideias através da música, desenho e outros. A versatilidade da arte permite que ela seja utilizada como instrumento para tratar de diversas áreas.”

Nesta perspectiva, este texto tem a finalidade de propor um relato de experiência, a partir das experiências no PEV no eixo a arte e meio ambiental, trazendo um debate contextualizado com relato de experiência, depois objetivos, metodologia e por último resultados e conclusão.

Contextualização

Neste tópico, será discutido a contextualização das ações de arte ambiental. O primeiro contato que se faz com a escola acontece por intermédio dos responsáveis de cada instituição escolar, no qual eu tenho vínculo direto com o Projeto Escola Verde, sendo ele responsável pela administração das ações de cada atividade, como marcar as intervenções e está fazendo uma ligação entre o projeto e a escola.

No agendamento escola-responsável, acontece a partir do primeiro contato, no qual ele observa qual a temática que está sendo abordada naquele período, para que assim, seja agendado com o eixo que tem relação com a temática. No segundo momento, é preciso saber da disponibilidade do grupo do eixo de arte ambiental e para além da disponibilidade passar algumas informações para o grupo o planejamento da atividade, repassando qual o nome da escola, quantas turmas, séries, quantos alunos e a idade dos alunos, para que assim seja montado uma atividade adequada para aquele público alvo.

As informações devem ser repassadas para o grupo do eixo, para que não haja confusão de planejamento e didática, uma vez que existem vários modelos de slides, sendo que para cada slide tem uma abordagem para idades especificas, e para o eixo de arte ambiental por ter uma demanda maior para educação infantil, precisa ter uma linguagem mais lúdica para abordar algumas temáticas do meio ambiente.

Confirmando o agendamento e com o comparecimento dos integrantes do eixo (duas ou três pessoas) e do Núcleo Temático (auxiliam na atividade) com aproximadamente 30 min de antecedência para organizar o material (vídeo, slide e tintas/pinturas) e o espaço com formado de círculo (arena) objetivando um maior envolvimento dos alunos.

As atividades tem uma duração em média de 40 min a 2 horas, dependendo da temática abordada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com