TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA INFANTIL ESCOLA INFANTIL APRENDO A APRENDER

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.096 Palavras (13 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ESTÁCIO EURO-PANAMERICANA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS

PROJETO PEDAGÓGICO 2016

A ARTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA INFANTIL

ESCOLA INFANTIL APRENDO A APRENDER

Aluna: Geni Ferreira da Silva 201502517086

Rosangela da Costa Benedicto 201603080449

Prof.ª : Mestre Márcia Moreira

COTIA

2016

RESUMO:

A arte é uma grande estratégia para se caminhar rumo ao desenvolvimento expressivo e representacional da criança com necessidades especiais, e, por ser essa ferramenta tão importante a arte precisa ser mais valorizada dentro da escola, não somente na hora de desenhar e pintar, mas como uma disciplina curricular importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças com necessidades especiais. Neste contexto a arte contribui para a criatividade e liberdade e que os espaços escolares, tomam como compromisso o processo do ensino da arte, para com todos os alunos de necessidades especificas. E como os objetivos: verificar a importância da ação da arte na educação inclusiva, verificar a atuação do educando incluso com as expressões pessoal e valores sociais, demonstrar como o ensino da arte beneficia o aluno portador de necessidades especiais, relacionar recursos que mais contribuem com as diferentes habilidades da educação inclusiva.

Palavra chave: Arte na educação, Arte na educação inclusiva.

JUSTIFICATIVA:

É de suma importância que uma instituição de ensino possua um Projeto Pedagógico que aborde suas atividades acadêmicas no período letivo.

A participação da família é um ponto importante para atingir o aprimoramento do ensino, relação essa entre professores e pais sendo fortalecida para o sucesso da ação pedagógica proposta.

O Plano pedagógico norteara toda ação do ano vigente, devendo ser utilizado, manuseado e considerado por todos os responsáveis pela educação do educando, com a intenção de construir uma ponte entre a escola e a família.

Nesse projeto o campo abordado a ser apresentado é o campo das artes, ela reflete a perspectiva e interação do objeto e da criança especial.

A arte ajudará no contato como Meio Ambiente e seus arredores. Existe necessidade de se criar objeto e reproduzir o que se aprecia ou se transformar, inclui criatividade, e nesse processo descobrir a identidade, valor e potencial criativo da criança com deficiência , seja visual, auditiva ou motora.

INTRODUÇÃO:

Com a homologação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, surgiu a incumbência de cada instituição de ensino elaborar e executar seu Projeto Pedagógico. Posteriormente, a lei 12013/09 instituiu a obrigatoriedade da comunicação aos pais ou responsáveis, por parte da escola, da execução desse projeto. Assim sendo, torna o Plano Pedagógico um documento de compromisso da instituição com toda comunidade interna e externa, do desenvolvimento da atividade ao fim do proposto da educação para que e como será direcionada.

Para elaboração do Projeto Pedagógico, faz necessário uma analise de cenário no qual a instituição está inserida e do conjunto de influencia de relações e processos educacionais ( práxis) .

Uma ferramenta muito importante para a concepção pedagógica é o currículo, entende como currículo o conjunto dos objetos de cada disciplinas quanto aos conteúdos, os pressupostos para atuação e procedimento do grupo docente e discente, as praticas pedagógicas, crenças, conhecimentos, valores que viabilizam a proposta de uma educação integral.

O currículo é o conjunto de aprendizagem a serem desenvolvidas pelos alunos em cada etapa ou níveis de ensino fundamental e médio, de acordo com os objetivos definidos pela Lei de diretrizes e Bases da Educação nacional, caracterizado a partir da proposta pedagógica com seus componentes ou conteúdos programáticos indicados pela matriz curricular.

A arte ajudará no contato como Meio Ambiente e seus arredores, a necessidade de se criar objeto e reproduzir o que se aprecia ou se transformar, inclui criatividade, e nesse processo descobrir a identidade,

Como se trata de um campo de saberes que atravessa séculos e chega aos dias de hoje principalmente através da transmissão familiar, é em respeito junto as atividades da disciplina de Artes para as pessoas portadores de educação especial, e contribui com os componentes fantasiosos e imaginativos das invenções artísticas das crianças.

A arte ajuda-as a desenvolvê-las, trabalhando também uma parcela considerável de sua própria sensibilidade estética e até aprimorando suas habilidades perceptivas, analíticas e criticas.

Na prática da arte prepara a pessoa para, observar e refletir sobre as experiências artísticas, a arte dá direção para entendê-las melhor e, sobretudo, deparar nos caminhos para auxiliar a manifestação da criatividade e imaginação da criança no meio em que vive.

Por ser a arte é uma forma de comunicação não verbal, onde os sentimentos, e o conhecimento com relação ao universo, a vida e o meio habitual para pessoas portadoras de deficiências tem grande valor, pela a necessidade muitas de trabalhar questões emocionais, sensórias.

Com a ação da arte poderá, oferecer melhores auxílios para os portadores de inclusão, expressando suas necessidades e limitações, proporcionando, além do espaço para a expressão do autoconhecimento, uma melhoria da autoestima, da percepção do mundo, da integração social, e o conhecimento si mesmo, sem deixar de falar do mundo ao seu redor.

Segundo Proença (2000), há alguns anos, as atividades artísticas propostas para as crianças geralmente não favoreciam a sua livre expressão. Copiar desenhos já feitos, preencher esses desenhos como cores predominantes e outras atividades desse tipo ocupava, na Educação Infantil, o tempo destinado ás artes plásticas.

A ARTE E A EDUCAÇÃO ICLUSIVA

Com a Lei n. 9.394/96, sob (art. 26, 2), (Brasil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com