TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO CURRICULAR EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.167 Palavras (21 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

FACULDADES UNIFICADAS DE FOZ DO IGUAÇU – UNIFOZ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO DE ESTAGIO CURRICULAR EM ADMINISTRAÇÃO uma análise do ambiente organizacional, com propósito de proporcionar melhor qualidade de serviços prestados pelos colaboradores, e a melhora no atendimento para com os clientes da Toner & Cia cartuchos

FOZ DO IGUAÇU - PR

Outubro, 2016

FACULDADES UNIFICADAS DE FOZ DO IGUAÇU - UNIFOZ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

 Relatório de Estágio Curricular em Administração

Dados do Estagiário

Nome:

Registro Acadêmico:

Curso e período

Professor (a) Supervisor (a):

Dados do Local de Estágio

Empresa: Toner & Cia Cartuchos

Supervisora: Gloria Simplício Rasch

Período de Estagio

Início: 01/02/2016                Término: 31/10/2016        

Jornadas de Trabalho: 20 horas semanais.

Total de Horas: 300

FOZ DO IGUAÇU - PR

2016

1 INTRODUÇÃO

        Objetivos do Estágio Supervisionado Obrigatório é oferecer a oportunidade de desenvolver habilidades práticas, analisar situações reais e propor, se for o caso, inovações no ambiente organizacional; complementar o processo ensino, aprendizagem, incentivando a busca de aprimoramento pessoal e profissional; possibilitar o desenvolvimento das potencialidades individuais; incentivar atitudes empreendedoras em que se adotem modelos de gestão, metodologias e técnicas cientificas.

        Esse relatório tem como objetivo descrever as atividades de estágio acadêmico supervisionado do curso de administração de empresas da Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu, realizado na empresa Toner & Cia cartuchos. As atividades tem como meta o aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando preparar profissionais habilitados para mercado de trabalho.

A Toner & Cia cartuchos está no mercado há 16 anos, o público atendido são empresas, residências ou qualquer pessoa que adquiri uma impressora. Os produtos vendidos são cartuchos e toner originais, compatíveis, manufaturado, recargas e manutenção de impressoras. Tem como objetivo oferecer ao mercado serviços e produtos de qualidade perdurável, ampla tecnologia, preços acessíveis e excelência no atendimento, cumprindo assim funções com competências e eficiência, priorizando e satisfazendo nossos clientes, facilitando suas atividades. Preocupados com o meio ambiente e buscando inovar a cada dia.

Além disso o estágio permite a troca de experiências entre os funcionários de uma empresa, com o intercâmbio de novas idéias, conceitos, planos e estratégias. A realização do estágio alia conhecimento acadêmico com a experiência vivencial do ambiente de trabalho, porque complementam na prática os temas abordados nas aulas pelo professor. Assim, o estudante pode aprender melhor o conhecimento sobre a profissão escolhida, através da experiência do programa de estágio.

Dependendo do empenho e da dedicação do aprendiz durante o programa de estágio, é possível efetivá-lo na companhia em que os estágios estão sendo realizados, alcançando o primeiro trabalho de sua carreira, além de agregar a responsabilidade de ter uma profissão. Com isso, o estágio oferece maneiras deste aluno conhecer e aprender as habilidades essenciais para a prática e aprimoramento de sua carreira profissional.

No cotidiano da empresa em estudo foram identificados não conformidades, ou seja, problemas como falta de organização nos procedimentos diários, falta de padronização e desperdícios que pode estar prejudicando o negócio tanto financeiramente pelos gastos desnecessários como pelo tempo utilizado na procura de documentação ou até perda do mesmo, portanto o estudo teve como base uma análise do Programa 5’S, e sua possível implantação visando contribuir para melhoria contínua e o desenvolvimento da empresa, o papel do gestor na motivação dos seus colaboradores e a equipe de trabalho e a contribuição da sinergia. Através do estágio supervisionado, será analisado os problemas e as melhores alternativas e soluções para saná-los.

2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

        A empresa Toner & Cia cartuchos iniciou em uma pequena sala, no bairro Morumbi onde a proprietária da empresa fez um curso de uma semana na área da produção na cidade de São Paulo, a mesma recarregava os tornes e entregava, depois de três anos a demanda de serviço foi aumentando e ela observou que não estava conseguindo fazer todas as funções sozinha, por isso ela decidiu abrir uma sala comercial maior e contratar mais pessoas para ajudá-la atender os clientes.

         A empresa é hoje composta por sete colaboradores, sendo eles, dois na entrega de cartuchos e toner (terceirizados, motoboy), dois na produção, um técnico na manutenção de impressora e um auxiliar administrativo, a gerente que é a proprietária do estabelecimento. A estrutura da empresa é de pequeno porte onde tem uma sala de recepção, uma sala na parte da produção, e uma sala de reuniões que fica na parte de cima no mezanino, na sala tem várias impressoras, dois computadores, uma mesa para atender a parte da logística, e uma outra parte da sala contém um fogão, micro-ondas e uma geladeira.

        A visão da empresa é ser referência em soluções de assistência técnica, vendas multifuncionais, impressoras, suprimentos e recarga de tornes. Como ainda, cultivar parcerias com os clientes.

        A missão da empresa é fornecer produtos e serviços com qualidade facilitando a vida dos nossos clientes, atendendo-os com excelência.

        E os valores é ter Confiança. Qualidade. Responsabilidade. Competência. Inovação. Ética.

        Analisando a empresa, constata-se que a mesma é uma organização de pequeno porte, onde os responsáveis pelos setores são os proprietários.

        O colaborador cumpre tudo aquilo para o qual foi contratado, mas vai além, ele busca informações, auxilia companheiros, é comprometido, se intera dos problemas da empresa, ele quer saber, quer participar, enfim procuram uma forma de buscar alternativas para que ele possa fazer parte, para que possa colaborar.

        Os colaboradores são representados pelos vendedores, motoristas entregadores, auxiliar administrativo e de serviços gerais da empresa.

Cargo

Descrição

No de colaboradores

Gerente Geral

Responsável pelo planejamento e controle da execução dos trabalhos de seus subordinados no dia-a-dia de uma determinada empresa.

           

1

Auxiliar ADM.

Financeiro

Financeiro (recebimento e pagamento de contas) atendimento e venda balcão, recebimento de impressoras (entrega para terceirizados).

1

Comercial

Venda externa

Venda de cartuchos novos compatíveis, originais, remanufaturados, e entrega.

1

Técnico. Toner

Responsável pelas Recargas de Toner e manutenção.

1

Técnico. Cartucho

Responsável pelas Recargas de Cartuchos e manutenção.

1

Técnico de Impressora

Responsável pelos concertos das impressoras e limpezas e manutenção. (terceirizados)

1

Logística

Entrega dos Produtos. (toners, cartuchos e impressoras). (terceirizados)

1

Quadro 01: Mostrando cada função que a empresa utiliza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (489 Kb)   docx (256.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com