TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I:

Pesquisas Acadêmicas: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I:. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA....................................................................3

2 OBJETIVO INSTITUCIONAL.................................................................................5

3 AMBITO INSTITUCIONAL....................................................................................6

4 REFERÊNCIAS ...................................................................................................8

1-CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA:

A cidade de Alvorada do Gurguéia – PI, nasceu no ano de 1978 com o nome de DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra Secas) e derivada do Perímetro Irrigado. Constante como primeiros moradores Manoel Paulo Bezerra e Antônio Rodrigues de Oliveira, com o progresso do Povoado, 16 anos depois se tornou município conforme lei estadual nº 4.680 de 26 de janeiro de 1994, desmembrada da Cidade de Cristino Castro. Após a emancipação muitas conquistas foram surgindo e a cidade começou a se desenvolver e com isso veio o crescimento. Este exigiu uma organização maior porque com o crescimento aumentaram as desigualdades sociais.

Hoje a prefeitura é administrada pelo Prefeito Luiz Ribeiro Martins, Álvaro George Rodrigues Guimarães – Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, João Felipe de Araújo – Secretário Municipal de Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, Luiza da Costa Leal Oliveira – Secretária Municipal de Assistência Social, Manoel Carvalho Silva – Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria das Mercês Ribeiro Martins Santiago – Secretária Municipal de Saúde, Maria Idarci Brito da Silva – Secretária Municipal de Finanças. Severina Maciel Oliveira – Secretária Municipal de Educação, William Guimarães Vital Ferreira – Secretário Municipal de Administração, Tony Carlos Carneiro dos Santos – Controlador Geral.

A Prefeitura Municipal de Alvorada do Gurguéia –PI, juntamente com a Secretaria de Assistência Social abriram as portas para o campo de estagio aos estudantes do

curso de Serviço Social nos CRAS (Centro de Referencia de Serviço Social) dentre eles o CRAS onde estarei fazendo meu estagio. Hoje contamos com 1 CRAS em nosso município e com atendimento direcionado as famílias com maiores índices de vulnerabilidade social e risco social.

O CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. Para a criação, formulação e implantação de um CRAS são necessárias varias fases de organização; a primeira: é feito o diagnostico para conhecer as demandas e as ofertas do território; segunda fase: registrar informações e disseminá-las (dias e horários de funcionamento, critérios de elegibilidade e outras ações ofertadas como campanhas); terceira fase: organizar a rede, tendo como parâmetro a ação compartilhada dos autores , sendo o CRAS o elemento central, ou o centro animador/operador que se pressupõe negociação constante para a aliança.

Organograma Secretaria de Desenvolvimento Social

[pic]

O Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) é uma unidade publica da Política Nacional de Assistência Social de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado a prestação de serviços e programas sócio assistenciais de proteção social básicas às famílias e indivíduos e a articulação destes serviços no seu território de abrangência.

O PAIF (Proteção e Atendimento Integrado à Família) é o principal serviço ofertado pelo CRAS cuja execução é obrigatória e exclusiva, o qual

consiste em um trabalho de caráter continuado que visa o fortalecimento da proteção das famílias prevenindo ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do usuário.

Atualmente conta com a seguinte equipe técnica: uma Coordenadora, duas Assistentes Sociais, uma Psicóloga, uma Auxiliar Administrativa, um monitor de musica, dois Profissionais de Serviços Gerais.

2-.Objetivo institucional:

O CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) tem a finalidade de atender as famílias carentes dos bairros de sua abrangência e a missão de garantir os direitos de cidadania, atendendo as necessidades básicas dos segmentos populacionais e vulnerabilizados pela pobreza e pela exclusão social.

A natureza dos programas e projetos desenvolvidos

no é de caráter desenvolvimentista voltados para auto-sustentabilidade/autonomia das famílias. Portanto deve articular-se com as demais políticas locais para garantir a promoção e a sustentabilidade das famílias. No período de janeiro a dezembro são desenvolvidas diversas atividades, sendo desenvolvido as quarta feiras das 13:00 horas às 17:00 horas.

O Programa Bolsa Família também é um programa de transferência direta de renda que está condicionado a área de educação e de saúde que beneficia famílias em situação de pobreza. São feitas implementações as ações da Bolsa Família com a descentralização do atendimento referente á solicitação de cadastros e recadastramentos, desbloqueios e outras informações, alem das orientações repassadas nas reuniões mensais em conjunto com a

saúde. São feitas mais ou menos 84 visitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com