TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DA CARTA DE WASHINGTON

Por:   •  18/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  2.029 Visualizações

Página 1 de 3

Arquitetura e Urbanismo [pic 1]

1ª Resenha Critica de Projeto IV

ANNE LOURO DE SOUZA

Salvador.BA

2017.2

CARTA DE WASHINGTON

A Carta de Washington foi um complemento a Carta de Veneza, escrita em 1964. A Carta em questão tem como objetivo evitar a destruição de cidades históricas, já que as mesmas são importantíssimas para a historia, cultura e diversas outras ciências sociais. Essa destruição derivou-se da industrialização. Ambas foram redigidas pelo Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios (ICOMOS) que visualizou a necessidade de escrever um documento para salvar as cidades históricas ao qual intitulou “Carta Internacional para a Salvaguarda das Cidades Históricas”.

 A Carta de Washington se caracteriza como um texto que representa os princípios, desígnios, técnicas e os instrumentos de ação corretos para preserva os atributos das cidades históricas, com a essência de beneficiar a harmonia da vida individual e social, além de manter o conjunto de bens que caracterizam a historia da civilização humana.

A idéia que a carta traz de “salvaguarda” as cidades históricas tem necessidade medidas de proteção, conservação e restauro, além de fazer uma modelagem para que ela converse com a cidade contemporânea.  

Ao decorrer da carta, ela apresenta os objetivos e princípios que seriam:

  1. A proteção das cidades e bairros históricos deve, para se efetivar, se integrar a uma política coesa ao desenvolvimento econômico e social. Ela também tem que fazer parte nos planos de ordenamento e de urbanismo a todos os níveis.  
  2. Os valores que deveram englobar as preservações deveram ter características históricas para a cidade e o grupo de objetos materiais e espirituais que conotem a imagem, em especial:  

 2.1 A forma urbana definida pela malha fundiária e pela rede viária;

 2.2 As relações entre edifícios, espaços verdes e espaços livres;

     2.3 A forma e o aspecto dos edifícios (interior e exterior) definidos pela sua     estrutura, volume, estilo, escala, materiais, cor e decoração;

2.4. As relações da cidade com o seu ambiente natural ou criado pelo homem;

2.5. As vocações diversas da cidade adquiridas ao longo da sua história.

Qualquer descumprimento destes objetivos, citados a cima, colocaria a autenticidade da cidade histórica em risco.

  1. A atuação e o comprometimento dos cidadãos da cidade são necessários para que haja o sucesso da salvaguarda. Se faz necessário uma conscientização atemporal.
  2. As intervenções devem evita dogmatismos, porem analisar sempre a particularidade de cada caso e suas problemáticas especificas.

   Também se fez necessário a especificação de métodos e instrumentos para a realização do projeto contido nessa carta.

Devem-se realizar estudos pluridisciplinares antes do planejamento da salvaguarda dos locais.

 O Projeto da salvaguarda dele ter integrar a analise das informações, designadamente arqueológicos, históricos, arquitetônicos, técnicos, sociológicos e econômicos, além da definição das principais medidas e modalidades de ação e a se realizar nos campos jurídicos, administrativos e financeiros.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (223.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com