TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA TEXTO “EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL “ LAURO BASTOS

Por:   •  23/10/2017  •  Resenha  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA

PAULA BORGES ARAÚJO- 5128880

RESENHA TEXTO “EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL “ LAURO BASTOS

 PLANEJAMENTO DO DESENHO URBANO IV

UBERABA – MG

2017

       O Planejamento Territorial começou com a mudança de atitude do homem com relação a três elementos: ao seu abrigo, aos seus meios de vida e ao tempo nele empregado. Antigamente, planejamento territorial se referia somente a áreas urbanas, com o sentido de construir, embelezar, ampliar, ordenar e sanear as cidades, com o pensamento em criar melhores condições de vida a população. Sendo assim segundo Camillo Sitte existe três sistemas para se criar uma cidade: ortogonal, radial e o triangular, dizia também o urbanista se tornou pobre de motivos artísticos onde cidade era com rígido alinhamento de casas, a forma cubica dos blocos de edifícios indo contra toda a riqueza arquitetônica de períodos passado.

       Sendo assim passou no século XIX o conceito de Planejamento Territorial a ser de embelezamento das cidades, um dos problemas enfrentados seria a industrialização e a procura de melhores condições de vida, as cidades passaram a ter um grande crescimento criando assim condições de vida precárias, com esses grandes problemas foi dado foco a evolução da engenharia sanitária que passou a pensar no sanear das cidades, trazendo agua potável, coleta de lixo e esgoto. Saturno de brito em seu livro “Traçado Sanitário das Cidades “ afirmava que “o dever de organizar os planos de saneamento, de ampliação e de embelezamento das cidades e da globalização humana é um dever primordial e inevitável”. Com isso começou a se pensar em traçados de vias de forma que facilitaria realização de redes sanitárias e que as vias trouxesse-se uma comunicação entre os bairros.
      No século XX marcado pela luta entre os grandes arquitetos modernistas, dando origem a importantes organizações como C.I.A.M e C.I.R.P.A.C com isso foi denominado três importantes funções do Urbanismo que são: Habitar, trabalhar e recrear e os objetivos principais seriam: a ocupação do solo, a organização da circulação e a legislação. Com tudo isso resultou-se na Carta de Atenas que dentre as suas afirmações sobre o Planejamento Territorial dizia: “ A cidade não é senão uma parte de um conjunto econômico, social e político que constitui a região “. Caracterizando com essa Carta uma nova fase do Planejamento Territorial, sendo as cidades conhecidas por parte de um conjunto maior que seria a região, o plano sendo assim regional já a maioria da cidade era em função econômica.

         Em 1952 foi criada a “ Carta do Planejamento Territorial “ elaborada pelo “Grupo Economia e Humanismo “, tendo como conceito quatro ideias básicas: organização do espaço, o apetrechamento do território, desenvolvimento do homem e o aproveitamento econômico. Passou então o homem ser um fator essencial para o Planejamento Territorial, como um consumidor, utilizador e habitante, deve ser encarado em diversos aspectos, o da população global, o da sua estrutura e evolução demográfica, o dos desenvolvimentos migratórios. Já a Carta de La Tourrette era ao contrario vindo com o enfoque na parte geral “o território “ sendo um conjunto dividido em regiões de planejamento, mostrou-se que a organização do território deve estar relacionada ao meio físico, a economia e a sociedade.
   A Carta de Andes tinha como definição “Planejamento é um processo de ordenamento e previsão para conseguir, mediante a fixação de objetivos e por meio de uma ação racional, a utilização ótima dos recursos de uma sociedade em uma época determinada. O Planejamento é, portanto um processo do pensamento, um método de trabalho e um meio para proporcionar o melhor uso da inteligência e das capacidades potenciais do homem para benefício próprio e comum “
     Com isso foi a preocupação era com o desenvolvimento industrial , que trazia as cidade  latino-americana um problema que seria de um lado o grande crescimento urbano desordenado formando grande áreas sem serviços públicos , com falta de transporte coletivo , equipamentos sociais como ensino e saúde; e do outro lado o crescimento e a necessidade de ampliação de serviços de manutenção; e pôr fim a carência de habitação que levaram ao surgimento de favelas. Um fator importante para o crescimento urbano é cada vez mais constante seria a imigração do campo para a cidade, aumentando a confusão nas áreas urbanas e podendo reduzir a produção gricola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com