TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrega de uma resenha sobre o texto “O conceito de saúde”

Por:   •  7/5/2017  •  Resenha  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  2.239 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE: Entrega de uma resenha sobre o texto “O conceito de saúde”

TÍTULO: “o que será o perfeito bem estar”

O texto de Marco Segre e Flávio carvalho Ferraz “o conceito de saúde” busca trazer questionamentos sobre a definição de saúde da organização mundial de saúde, visa explanar sobre como esta definição encontra-se desatualizada e utópica para os dias autuais, tendo em vista que a perfeição não é algo definível e nenhum individuo que vive em sociedade esta em perfeito bem estar físico, mental e social.

A organização mundial de saúde define saúde como perfeito bem estar físico, mental e social, uma definição que segundo (Marco Segre e Flávio carvalho) é no momento irreal, ultrapassada e unilateral. Irreal pois, quem nos dias atuais encontra-se em perfeito bem estar? Freud explica que o surgimento da sociedade se deu, pois o homem trocou parte de sua liberdade plena por um pouco de segurança, tendo que se subter a leis, costumes e conceitos morais de determinados grupo sociais, e não mais se submetendo a lei do mais forte, modelo selvagem e injusto. Ainda que traga certos benefícios, o convívio social e a renuncia que a ele implica causa também um constante sentimento de mal estar, segundo Freud a perfeita felicidade constitui algo impossível. Ultrapassada quando faz o destaque de físico mental e social, Marco S e Flávio C descrevem em seu texto a inexistência da divisão entre mente e soma sendo o social interagente com os aspectos anteriores. Por fim, unilateral. O autor não deixe com explicita clareza o que considera como unilateralidade em relação a OMS, faz considerações aos conceitos de qualidade de vida , autonomia e doença. Levando em consideração os fatos especificados no texto, presume-se que unilateralidade seja a relação unilateral do profissional de saúde em relação a população assistida.

A definição de saúde veio se transformando ao longo dos anos. Caracterizava-se saúde como sendo ausência de doença, ponderado apenas o aspecto físico do individuo como indicador de boa saúde, mas saúde de fato, envolve vários fatores a ser levados em consideração, posterior, a organização mundial de saúde lançou um conceito mais amplo sobre saúde, abordando também os aspectos mental e social. Uma definição considerada avançada para época em que foi idealizada, mas que nos dias de hoje demonstra-se utópica e ultrapassada.

Nota-se, portanto, que o conceito de saúde veio se modificando ao passar do tempo, e com isso abrangendo em sua definição temas mais amplos sobre bem estar, chegando na atual definição de saúde da OMS, onde se questiona a questão do perfeito bem estar físico, mental e social, a perfeição é algo difícil de ser alcançada e problemas inerentes ao convívio social sempre irão estar presentes no cotidiano das pessoas, portanto, torna-se utópica a definição da OMS de perfeito bem estar.

REFERÊNCIA:

MARCOS SEGRE E FLAVIO CARVALHO DE FERRAZ – o conceito de saúde.

FREUD’S – o mal estar na civilização (1930)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com