TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO GUERRA DAS CORRENTES

Por:   •  12/9/2022  •  Resenha  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 2

Persistência, paciência e perseverança. Três palavras que definem o descobrimento da energia elétrica por dois grandes cientistas Nikola Tesla e Thomas Edison. Porém, houve a Guerra das correntes, onde os protagonistas eram esses dois inventores. Edison era genial, perspicaz mas igualmente teimoso e um empresário pragmático. Já o Tesla era visionário, talentoso e sonhador. Mas ambos criativos. Edison criou a corrente contínua em Manhatan, enquanto o Tesla criou a corrente alternada em Paris. Com a descoberta da corrente alternada, Tesla precisou mostrar a sua criação no Estados Unidos e confrontar o maior cientista da época, Thomas Edison.

Primeiramente, Tesla precisou conquistar a confiança de Edison, para isso trabalhou para ele. O sistema de corrente contínua inventado e usado em vários lugares dos Estados Unidos, tinham limitações que encareciam a sua obra e manutenção. Já Tesla estava convicto de que sua obra possuía alguns perigos, porém era muito mais eficaz. Tesla melhorou a sua criação, apresentou ao Thomas Edison, mas este o desvalorizou. Com esta atitude Tesla parou de trabalhar para Edison.

Em 1888, a tecnologia inventada por Edison, não consegue atender tantas demandas. Neste mesmo período, Tesla consegue investidores para sua criação. Temos agora um concorrente para Edison. Tesla vai mais longe ainda e cria o motor de corrente alternada, o princípio de muitas tecnologias. Com isto, consegue uma parceria com um grande investidor, George Westinghouse, empresário e engenheiro estadunidense. E assim começa a Guerra das Correntes.

A corrente alternada de Tesla era perigoso, para isso ele precisou criar um transformador de energia, para que a corrente elétrica de 10.000W seja transformada em 110W antes de chegar nas edificações. Do outro lado, havia Edison, que não flexibilizava a sua ideia e criação para nova demanda do mercado, logo, insistiu na corrente contínua e difamou diante da imprensa a corrente alternada de Tesla. Em vez de melhorar a sua criação, Edison, faz uma campanha negativa com testes e morte de animais com a corrente alternada, para provar o perigo desta. Ele vai muito além disso e cria a cadeira elétrica com corrente alternada, usada em 1890 e anos posteriores, para matar prisioneiros.

O confronto final é nas Cataratas do Niágara, no leste da América do Norte. Os investidores e diretores da empresa de Edison, admitem que a corrente alternada é mais vantajosa e afastam Thomas Edison da empresa. Já Tesla, abdica de sua patente enquanto empresas privadas lucram em cima de sua criação. Tesla, ganha a Guerra das Correntes, porém não é reconhecido e falece em 1943, pobre e solitário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com