TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO PODCAST ARQUIPAPO 41

Por:   •  1/5/2022  •  Resenha  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ

ARQUITETURA E URBANISMO

RENAN COSTA DA SILVA BERGAMASCO

HISTÓRIA DA ARTE IV

RESUMO INDICATIVO

RESUMO DO ARQUIPAPO PODCAST - EPISÓDIO 41- LOUIS KAHN

RIBEIRÃO PRETO

2022

RENAN COSTA DA SILVA BERGAMASCO[pic 1]

HISTÓRIA DA ARTE IV

RESUMO INDICATIVO

RESUMO DO ARQUIPAPO PODCAST - EPISÓDIO 41- LOUIS KAHN

Trabalho apresentado no

Curso de graduação do

Centro Universitário Barão de Mauá.

PROFESSOR: HENRIQUE TELLES VICHNEWSKI

RIBEIRÃO PRETO

2022[pic 2]

RESUMO DO ARQUIPAPO PODCAST - EPISÓDIO 41

LOUIS KAHN

No episódio 41 do podcast Arquipapo os apresentadores Gabriel Celligoi, Renata Diniz e Kazu Maoski tem um bate-papo sobre a história de Louis Kahn um grande arquiteto conhecido mundialmente. Durante essa conversa eles citam outro podcasts e um documentário feito por um dos filhos de Louis Kahn que chama My Architecture, onde nele seu filho (Nathaniel) que nasce sem conhecer o pai vai atras de conhecer e saber quem foi seu pai.

Para dar uma visão geral de sua história a Renata começa comentando um pouco sobre sua infância até por volta de seus 50 anos. Nessa conversar Gabriel e Kazu vão acrescentando algumas informações, eles começam falando que Itze-Leib Schmuilowsky (conhecido posteriormente como Louis Kahn) nasceu em 20 de fevereiro de 1901 na ilha de Saaremaa na Estônia, porem durante esse período o pais estava em guerra com o Japão, com isso eles saem de lá e vão para os Estados Unidos. Com essa mudança para os EUA em 1914 ele se naturaliza e em 1915 seu pai muda o nome da família para Kahn pois nos EUA era mais interessante ter o nome judeu mais parecido com o de alemão tendo um status melhor. Louis Kahn quando era criança estava em sua casa e ficou encantado com um forno a lenha e acabou pegando um dos carvões e colocando no bolso, com isso suas roupas acabaram sendo queimadas e seu corpo também gerando algumas marcações em seu rosto, com isso acham que sua família acabou dando preferencia em algumas coisas para ele, como seus estudos. E desde criança se desenvolveu artista, gostava de desenhar, sendo até alto de data para tocar piano, mesmo sem saber ler partitura ele só de escutar já conseguia tocar as músicas, ganhando dinheiro em sua adolescência, mesmo com um pequeno problema de voz.

Louis Kahn foi influenciado por um professor de música a fazer arquitetura, ele fez uma formação clássica na escola de belas artes, sendo destacados nas aulas e acabando pulando alguns anos e depois ele entra na universidade da Pensilvânia em Yale, onde se forma e se torna Arquiteto. Após se formar começa a trabalhar em alguns escritórios e após quatro anos de formado ele vai para a Europa visitar e estudar a arquitetura local, tendo seu desenvolvimento pessoal alavancado nessa viagem. Quando ele retorna dessa viagem ele se casa com uma mulher chamada de Ester Virginia Israel e teve uma filha chamada Suiem e permanece casada até sua morte, porém ele não fica só com sua esposa. Após alguns messes ele abre seu escritório na Filadélfia e faz algumas parecerias. Teve vários projetos na cidade e até mesmo fora, ele tinha ideia mais avançadas para a época, alguns achavam essas ideias estranhas e impossíveis.

Seu primeiro projeto marcante e o qual alavancou sua carreira foi o edifício parque guallery de Yale, onde Yale foi valorizada. Ele se destaca também por ser um arquiteto mais novo dessa geração. Futuramente vira professor em Yale.

A Universidade de Yale queria fazer uma ampliação da galeria que já existia, onde uma colecionadora de arte doou muitas obras para serem colocadas lá, o projeto inicial tinha sito iniciado por outro arquiteto durante a guerra, mas foi interrompido pela mesma. Após o fim da guerra eles iriam retomar, mas viram que havia ficado muito caro e o arquiteto não estava bem de saúde, então chamaram Louis Kahn para continuar o projeto. Ele projeta o novo edifício e usa dos elementos estruturais usando das vigas e lajes com formas geométricas, podendo vencer grandes vãos, tendo o pavimento livre, tudo integrado e bem definidos, ele usa tijolos, planos de vidros, concreto, tudo aparente.

Nessa época uma arquiteta que trabalhava com ele a Anne Ting, ela era muito inteligente, muito boa em arquitetura, desenho. Ela foi umas das primeiras mulheres a ser aceita em Havard, e conseguiu trabalhar com Louis após não conseguir em outros lugares por ser mulher. Depois de algum tempo trabalhando com Louis eles se acabam se envolvendo em tem uma filha (sua segunda filha) chamada Alessandra Chang, após nove anos junto dele, porém antes de sua filha nascer ela vai para Roma na Europa para ‘’fugir’’ dele, para não arruinar a carreira de Louis Kahn.

Com o passar dos anos ele viram professor da universidade da Pensilvânia e projeta vários projetos, onde em alguns deles foi chamado de brutalista. Mas sempre mostra sua estrutura, materiais. Porém ele não teve muitas obras, mas teve varias marcantes, por suas estruturas, aberturas, separação dos ambientes, materiais e formas. Uma obra marcante de Louis Kahn foi o Instituto de Salk de estudos biológicos, onde projetos blocos de concreto com 6 pavimentos para os laboratórios com uma grande praça ao centro e um rasgo central, onde corre a água até chegar no oceano. Com a modulação das salas, todas as salas tem visão para o oceano e recebem luz natural, até mesmo os pavimentos no subsolo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (295.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com