TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo podcast "Brasil sonha ser outro" - Bovarismo

Por:   •  28/4/2019  •  Resenha  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

Brasil sonha em ser outro, mas sem mudar nada.

Maria Rita Khel é precurssora de um movimento de psicanalistas, sua pesquisa fala sobre a história do espaço social e simbólico do Brasil usando uma idéia de psicanálise: bovarismo no Brasil.  

O bovarismo, influenciado pela Madame Bovary, uma mulher que se casa pensando que teria uma vida animada e fantasiosa, uma vida de aventuras e viagens. Ela se entedia depois de um tempo, passa a ter vários amantes e acredita ser a heroína dos livros que lê e sua historia termina em suicídio, já que ela acaba se enrolando em dividas e seria muito vergonhoso que isso fosse exposto. O bovarismo surge como a possibilidade, o desejo de tornar-se outro.

O bovarismo brasileiro, onde o Brasil sonha ser o outro, mas pela pose, não porque quer mudar. O Brasil desde sempre tenta “copiar” outros lugares, os vestidos de época franceses sendo usados no calor brasileiro, é exemplo disso.

Maria Rita diz que o Brasil é fundado em algumas farsas, como a idéia do malandro, que finge ser rico e esperto. Diz usar o samba em ciclos de debate sobre a preguiça, onde usou os mesmos para estudar o período pós abolição da escravidão, seus rituais e seus costumes (onde nasce o samba), que fala sobre malandragem, preguiça, boemia, orgia. O samba cria uma identidade antibovarista, pois ele assume as pessoas do jeito que são, sem tentar ser nada diferente disso.

A ironia e o humor também são vistos como dispositivo antibovarista. O humor é onde existe um rompimento de barreiras, onde se diz algo sobre um tema que não deveria ser falado e acaba sendo engraçado pelo alívio que causa, enquanto a ironia é um jeito sutil de se dizer o que você não pode dizer segundo as normas de etiqueta, interpretação duvidosa.  Só é engraçado dependendo do lado do chicote que você está (uma piada racista só tem graça para um branco).

Falando sobre a TV, a Globo, mostra o quanto uma determinada estética pode influenciar. A grande sacada foram as telenovelas virarem um elo entre os brasileiros, e abordavam alguns temas como a ditadura, racismo, classes sociais, o que foi fundamental para a formação da sociedade. Eles tinham como objetivo, pacificar o Brasil. E inclusive, esse é um papel que a Globo assume até hoje. Como uma maquiagem para mascarar o que é ruim, mas Maria Rita diz que isso não se aplica ao bovarismo, já que esse realmente cai na ilusão daquela farsa. O bovarista não mente, ele se ilude.

Atualmente, Maria Rita cita pessoas que votaram no atual presidente, por alienação, caindo no discurso feito pras elites, mesmo não sendo dela. O sem terra que quer terra não é bovarista, ele quer transformar a própria vida. E assim, surge o maior movimento do país.

A psicanálise, portanto, tem papel antibovarista, pois ela faz com que o individuo entenda seus desejos, mas faz com que ele vá atrás. Existe um desejo que nos move, mas ele conduz um caminho e é papel da psicanálise diminuir a alienação dos indivíduos, fazendo entender que não é elegendo um político que promete coisas que não vai trazer benefícios pra ele, que seus desejos vão se realizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com