TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Conforto Ambiental - Iluminação

Por:   •  2/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Gabriel Carlos Lima de Carvalho

RA: 015.5000.7037

Conforto Ambiental II

Relatório de Iluminação

  • Heliodon

Heliodon é um equipamento utilizado para simular o movimento aparente solar. Deste modo, é possível ajustar o ângulo entre uma superfície plana e um feixe de luz, combinando o ângulo entre um plano horizontal, uma latitude específica e um feixe de luz solar. Com ele, através de uma maquete arquitetônica, numa escala menor ao tamanho original, tem-se a ideia de onde cada ambiente da edificação receberá mais iluminação solar, assim, podendo fazer as alterações necessárias para favorecer o conforto dos usuários.

 

[pic 2]

Heliodon – Utilizado para estudos solares.

 

Esse equipamento tem funções bem parecidas com a carta solar, porém, possui algumas vantagens. Ele possibilita uma visualização imediata das áreas iluminadas e sombreadas, simulando as horas do dia e épocas do ano. Ademais, para melhor entendimento, esse equipamento é a representação dos solstícios e equinócio.

 

Solstícios e Equinócio

Solstício é um fenômeno astronômico que marca o início do verão e do inverno, ocorrendo duas vezes ao ano. Esse acontecimento está relacionado ao eixo de rotação do planeta Terra.

Em 21 de Junho acontece o solstício de verão no Hemisfério Norte e inverno no Hemisfério Sul. Em 21 de Dezembro ocorre o inverso, solstício de inverno no Hemisfério Norte e de verão no Hemisfério Sul.  

O equinócio ocorre duas vezes ao ano e é caracterizado quando o sol está em direção a linha do Equador. Sendo assim, os dias e noites têm o mesmo horário de duração. No Hemisfério Sul o equinócio da primavera indica que o inverno acabou próximo ao dia 22 de Setembro, enquanto o de Outono indica o fim do verão em 21 de Março. No Hemisfério Norte as estações são invertidas.

 

 

Solstício de Inverno

O solstício de inverno é caracterizado por ter os dias mais curtos do que a noite.

 

Solstício de Verão

O solstício de verão é caracterizado por ter os dias maiores do que a noite.

 

Equinócio

O equinócio ocorre quando o Sol está sobre a linha do Equador. Sendo assim, os dias e as noites são iguais, possuindo os mesmos horários.

 

 

[pic 3]

 

 

  • Carta Solar

Carta solar é uma representação gráfica dos percursos aparentes do sol na adóbada celeste ao longo do dia e em diferentes épocas do ano, num plano horizontal. Através desta carta, obtém-se informações necessárias para avaliar a penetração solar, sombras projetadas pelo entorno, assim, denominando a melhor orientação da edificação e as proteções solares necessárias às aberturas.

 

Exemplos do uso da carta solar

 

[pic 4]

O ângulo horizontal é visualizado em planta baixa, e será o ângulo formado entre a projeção do raio e o plano perpendicular à fachada. É possível observar que este ângulo auxilia na determinação das proteções solares verticais.

 

[pic 5]

O ângulo vertical frontal é visualizado em corte e é a projeção do raio solar, no ponto considerado, sobre um plano perpendicular à fachada. Este ângulo auxilia na determinação da máscara de sombra de uma proteção solar horizontal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (306.2 Kb)   docx (208.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com