TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório prédios históricos centro de são paulo

Por:   •  26/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  12.904 Palavras (52 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 52

1- FAU Maranhão

Anteriormente edifício 'Vila Penteado', trata-se de um palacete construído no séc XX para abrigar a família do comendador Antonio Álvares Penteado, grande fazendeiro de café empenhado na industrialização paulista. Em 1930, o edifício foi doado à USP para abrigar a Faculdade de Arquitetura, porém, a faculdade não pode se instalar logo depois de sua fundação (1948) pois o prédio precisava ser adaptado a suas novas funções.

De autoria do arquiteto sueco Carlos Ekman, construído em art nouveau , o edifício hoje abriga a Pós-Graduação da FAU-USP.

PS: CHUPA FAU

2- Praça Rotary - Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato

Além de ser a primeira biblioteca pública infantil com o maior acervo em braile, é a mais antiga biblioteca mantida pela prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura. Seu prédio é protomodernista, ou seja, tem características do modernismo, antes dessas mesmas terem sido consolidadas pelo movimento.

2- Minhocão/Elevado Costa e Silva

Antigamente, a Av. Amaral Gurgel era um boulevard - pista larga de duas mãos dividida por um canteiro central- no qual, próximo á ele, a alta sociedade paulistana morava. Na época que Paulo Maluf foi prefeito de São Paulo, ele propôs um elavado a cima da Amaral Gurgel o qual ligaria a Pompéia à Prefeitura (segundo uns: da casa dele para a prefeitura). Atenta as futuras mudanças, a alta sociedade sobe para o bairro de Higienópolis.

A construção do Elevado Costa e Silva, em 1970, impulcionou uma grande degradação daquela área, além de ser fruto de muitas polêmicas como a discussão recente de derruba-lo, mante-lo ou trnasforma-lo em parque.

3- IAB

A grande transformação urbana na virada do séc. XX no Rio de Janeiro gera o primeiro movimento de arquitetos em torno dos interesses da profissão. Documentos citam a criação do Centro de Arquitetos de Construtores do Rio de Janeiro, em 1903, um esboço inicial de agremiação dos profissionais de arquitetura. Quase 20 anos depois, o I Congresso Pan-Americano de Arquitetos, em Monteviéu, marcou à fundação do instituto que deu origem ao IAB.

O Instituto dos Arquitetos do Brasil é responsável por muitas das reflexões sobre o futuro da arquitetura e do urbanismo. Seu edifício foi resultado em um concurso no qual não se definiu um, mas três projetos vencedores, que foram mesclados.

PS: BOM DIA PAULINHO

4- Escola da Cidade

A faculdade foi fundada em 2001 por arquitetos professores da FAU-USP e FAU Mackenzie. O corpo docente tem arquitetos como Marcelo Ferraz ( Brasil Arquitetura) e Lizete (do 7º semestre).

Seu espaço é resultado de um retrofit que ligou antigos dois prédios habitacionais.

PS: Tem várias festinhas BB - Boas e Baratas

5- Arcos de Napoleão

Napoleão, que uma após ter se encantado pelo Brasil em uma viagem, decidiu tomar esse lugar. Numa invasão, as tropas subiram sem resistência pela serra; Napoleão foi ganhando todas as guerras contra índios. Os índios Tupinambás - uma tribo de grandes guerreiros-, que habitavam aquele local, tentaram resistir à guerra, mas depois de um mês de batalha, em 1789 ~~ inventei qualquer número ~~, Napoleão ganha a batalha e constrói os arcos, que hj são tombados.

PS: Não é verdade nada disso ai. A verdade: Era um terminal de bonde das indústrias Light, após falência, demoliram o terminal, preservaram apenas a fachada e construíram o hotel.

6-Esquina Bratke

Entre à uma modernidade plural internacional e um urbanismo modernizado, considerando São Paulo, materializou-se uma diversidade estilística dos edifícios.

Em meio a esse cenário, uma nova quadra foi configurada e nela seriam construídos três edifícios de Oswaldo Bratke: o Jacatuba de 1942, o ABC de 1949 e o Renata Sampaio Ferreira de 1956.

No decorrer das décadas, observando esses edifícios, a linguagem moderna arquitetura brasileira foi se manifestando, rumo a uma identidade própria: incorporando questões climáticas, dos materiais locais, novas tipologias vinculadas à rua.

1- Jacatuba, 1942: construído em estilo Art Decó - linhas retas, rigor geométrico-, é inovador ao ponto que "doa a esquina para a cidade". Atualmente é gradeado.

2- ABC, 1949: em estilo modernista europeu, o edifício apresenta os cinco pontos do modernismo idealizados por Le Corbusier: janela em fita, terraço jardim, térreo livre, planta livre, fachada livre.

3- Renata Sampaio Ferreira, 1956: em estilo modernista tropical, marca a última fase de Bratke. Há uma preocupação perceptível com a ventilação natural com o uso de elementos vazados (COBOGÓ) na fachada.

PS: Musica do Cobogó

7-Ed. Copan

O edifício Copan, o qual tem um CEP especial próprio, foi inaugurado em 1966.Símbolo da arquitetura moderna brasileira, seu projeto foi concebido por Oscar Niemeyer, em 1954, na ocasião do IV Centenário de São Paulo.

Encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo, o objetivo principal era se um grande centro urbanístico no modelo do Rockfeller Center. No entanto, a obra só foi iniciada em 1957, depois de várias alterações em seu plano original. O fato da cidade apresentar um enorme potencial imobiliário e turístico foi um dos principais motivos para o desenvolvimento do projeto, finalizado em 1966, por Carlos Alberto Cerqueira Lemos.

O prédio tem a maior estrutura de concreto armado do país. Com 115 metros de altura, foi construído como 6 prédios interligados - sendo um comercial- por conta da dilatação, com 32 andares cada, com um total de 1.160 apartamentos que vão desde flets à aptos de 240m². Seus brises tem 1,2m. Os andares no qual não há brises, eram destinados à áreas de convívio, mas hoje, foram construídos mais apartamentos.

PS: Boatos que estagiário ficou responsável pelo prédio da frente

8-Ed. Louvre

Foi projetado pelo Paulistano João Artacho Jurado na década de 1950, cujos pais eram anarquistas, com isso, não foi a faculdade, era autoditada, Suas obras eram assinadas por um amigo engenheiro.

Com cerca de 70 m de frente com visão para Av. São Luís,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (80.9 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (62.5 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com