TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Sobre o Documentário Pódio Para Todos

Por:   •  24/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Resenha crítica sobre o documentário Pódio Para Todos

     Alunos; Isac Assis de Melo Neto

   

Mossoró/2022

INTRODUÇÃO

    Inicialmente, o documentário “Pódio para Todos” conta a história extraordinária dos Jogos Paralímpicos. Dos destroços da Segunda Guerra Mundial ao terceiro maior evento esportivo do planeta, os Jogos Paralímpicos deram início a um movimento que continua mudando a visão do mundo sobre as pessoas com deficiência, a diversidade e o potencial humano.

    Nesse sentido, o primeiro ponto a ser destacado é sobre abordagem escolhida, tendo em vista que os dois enfoques principais do drama é a questão histórica das paraolimpíadas, de como ela surgiu, quem foi o criador e como ela foi decorrendo ao longo dos anos, ao longo das edições e contando sobre as dificuldades até chegar na última paraolimpíadas, sediada no Brasil, em 2016.

     Em paralelo a isso, é abordado, também, a história dos atletas que se prepararam para paraolimpíadas de 2016 ou até mesmo para outras como a de Londres e Pequim, em 2012 e 2008, respectivamente. Por consequência, a história desses paralímpicos está intimamente ligada à história das paraolimpíadas, tendo em vista que sem os atletas a competição sequer existiria.

    Nesse contexto, a partir do momento que é abordado as histórias pessoais dessas atletas, é possível compreender melhor as dificuldades encontradas de pessoas com deficiência, falta de acesso em diversas esferas, preconceito latente, infelizmente, por parte da sociedade e como essas pessoas enfrentaram muitas coisas diferentes na vida. Inclusive cada história desses atletas tem sua diferença, pois tem pessoas que já nasceram com a deficiência, pessoas que acabaram sofrendo algum tipo de acidente ou até mesmo pessoas que passaram por guerras nos seus países de origens que acabou culminando nessa situação.

   Acerca dessa questão, as histórias dessas pessoas abordada no documentário, traz uma importante reflexão acerca do preconceito ainda existente com pessoas deficientes. Então, a sociedade tem que parar com preconceito esse preconceito existente e, simplesmente, aceitar e entender que não existe padrões, visto que cada pessoa tem a sua diferença, com suas dificuldades e facilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com