TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Quando a Rua Vira Casa

Por:   •  29/3/2021  •  Resenha  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TIRADENTES

AGNIS DE SANTANA MACEDO

QUANDO A RUA VIRA CASA

ARACAJU

2020

O livro é resultado da compilação do trabalho etnográfico e pesquisa arquitetônica feitos no bairro Catumbi e no conjunto Selva de Pedra, ambos no Rio de Janeiro, durante 1979. Desde sua publicação o livro se tornou referência para o ensino e pesquisa, principalmente ao vinculados a planejamento, antropologia e sociologia urbana.

Logo no começo do livro os autores apresentam os bairros, o primeiro a ser apresentado é o Catumbi, um bairro popular no Rio de Janeiro, onde foi ocupado espontaneamente no século 19, apresentando grandes conjuntos habitacionais. O bairro Selva de pedra é estudado pela sua ocupação, seus diferentes usos e é considerado um modelo urbano pelo poder público.

Os autores apresentam ampla discussão sobre os métodos de ocupação adotados. Já que no Catumbi ocorreu um estudo de intensiva aproximação e o Selva de Pedra um referencial para modelos mobilizados para a construção de espaços urbanos. Dessa forma explorando as possíveis tensões entre a vida arquitetada no Selva de Pedra e a vivencia em Catumbi. Desse jeito apresentando as farias formas de apropriação e experiências cotidianas dos bairros, as relações coletivas dos espaços, as concepções entre a rua, casa, calçada, janelas e quitais.

Ao longo dos capítulos apresenta uma rápida morfologia dos bairros, a vida da rua que é desenvolvida como moduladores de suas próprias qualidades formais do espaço. Mostra também a oposição da apropriação doa espaços de uso coletivos, já que no Selva de Pedra era tudo planejado e no Catumbi acontecia de forma espontânea.

O livro traz uma crítica ao discurso ao planejamento, que muitas das vezes são feitas de forma desconectada do modo de vida que existe. Assim o Catumbi, seria um exemplo de bairro que sofre constantemente as práticas cotidianas da construção do espaço público, já que dissemina projetos de revitalização como solução para áreas diagnosticadas como degradadas estrutural, social e economicamente. A pesquisa abre caminho para um dilema acionado pela oposição entre a tradição e a modernidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com