TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Documentário “Construindo Um Império – Roma”

Por:   •  7/4/2017  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  7.781 Visualizações

Página 1 de 2

“Ambição, conquista, luxúria, homicídio e o poder de uma tecnologia sem igual, essas são as pedras fundamentais do império romano.”

O documentário mostra como o pequeno reinado de Roma se torna o maior império da humanidade, chegando a ocupar três continentes na administração de Trajano. Um dos motivos da ascensão consiste no fato de que Roma sempre abrigou fugitivos de diferentes nacionalidades; e foi essa miscigenação que enriqueceu muito a cultura e o desenvolvimento do povo.

O primeiro feito notável da engenharia que o vídeo mostra é a ponte de Júlio Cesar, impressionante por sua velocidade de construção (10 dias) utilizando apenas madeira e ferramentas básicas; a ponte simboliza a ambição e poder do imperador, afirmando que nada impediria a expansão do império.

A posterior utilização de uma argamassa inovadora à prova d’água chamada pozolana, possibilitou construções muito mais resistentes e duráveis, como aquedutos, pontes, palácios, fóruns, o coliseu e o Panteão.

Ao contrário da maioria das civilizações da época, Roma se destacava pela sua higiene, possibilitada por um complexo sistema de aquedutos (galerias subterrâneas ou expostas à superfície com leve inclinação para o escoamento), que distribuíam água corrente e saneamento por toda cidade.

Outra obra notável, o Coliseu, é um anfiteatro de 48 metros de altura, usado para variados espetáculos de entretenimento durante aproximadamente 400 anos. Era capaz de abrigar perto de 90 000 pessoas com conforto e tecnologia. Sempre foi visto como símbolo do Império Romano.

O Panteão, templo dedicado a todos os deuses romanos, expressa a habilidade e engenhosidade dos romanos. Possui uma cúpula abobadada que cobre um vão de quase 45 metros de diâmetro. No topo da cúpula se encontra uma abertura circular (óculo) - feita em homenagem ao deus sol - com 9 metros de diâmetro que permite a entrada de um fecho de luz no recinto; o óculo é vital pela eliminação de um peso considerável em um ponto estrutural crítico.

Basicamente, cada imperador governou à sua maneira; vezes utilizando tirania, crueldade e narcisismo, vezes com políticas territorialistas, ou mesmo defensivas; mas o consenso era que cada um queria deixar sua marca na historia, cada um queria superar o anterior, então faziam monumentos impressionantes da engenharia e arquitetura para alcançar esse objetivo; são exemplos: a ponte de Júlio Cesar, os aquedutos de Augusto, O palácio dourado de Nero, o coliseu de Vespasiano, o fórum e mercado de Trajano, a muralha e o Panteão de Adriano e os termas de Caracalla.

Uma característica quase sempre presente nos imperadores romanos é a ambição; responsável por grande parcela da ascensão do império, mas também motivo de sua desgraça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com