TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro cidades do amanha

Por:   •  6/3/2019  •  Resenha  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 2

Livro: Cidade do Amanhã

Resenha do Capitulo 5

- A Cidade na Região

O planejamento regional nasceu com Patrick Geddes, baseando se nos trabalhos dos geógrafos Elisée Reclus e Paul Vidal e do sociólogo Frédéric Le Play, criou o conceito de região natural, com o objetivo de estudar a região em sua forma pura, tal pensamento teve início na cidade Nova York, depois espalhou-se pelo mundo.

Segundo ele, o planejamento deve partir do levantamento dos recursos da região natural, histórica, geográfica e cultural, ele extraiu este método de pensamento dos estudos de Vidal.

“Para Geddes, como para Vidal, a região era mais que um objeto de levantamento; a ela cabia fornece a base para a reconstrução total da vida social e política”. Neste trecho, a influência do anarquista Reclus e Kropotkin é apresentada, pois ambos baseavam suas ideias nos escritos do anarquista francês Proudhon, que acreditava em uma sociedade livre como base para um sistema descentralizado e não hierárquico de governo.

A nova era da descentralização industrial, batizada como “Neotécnica”, tinha como objetivo criar uma “Eutopia”. “Cada região e município pode aprender a gerir seus próprios negócios”, organizando “uma federação ampla o bastante para suprir as necessidades”, incentivando assim o equilíbrio e independência da região, partindo de sua auto-organização.

Em 1915, Geddes publicou seu livro “Cidades em Evolução”, onde dá-se nome de Conurbações a essas “regiões-municípios”. Esses municípios em expansão desperdiçavam recursos e energias, minimizava a qualidade de vida, e como consequência produziam desemprego, a enfermidade e a criminalidade. Isto era associado à falta de integração entre o campo e a cidade, e principalmente entre o campo e as pessoas.  Assim, seria necessário “trazer o campo até eles”.

Geddes foi quem forneceu a base para o trabalho de planejamento de Mumford e os membros da Regional Planning Association of America (a RPPA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com