TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NASCE O PLANEJAMENTO REGIONAL: EDIMBURGO, NOVA YORK, LONDRES (1900-1940)”, DO LIVRO CIDADES DO AMANHÃ, DE PETER HALL.

Por:   •  26/8/2019  •  Resenha  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

Aluna: Daniela de Sousa Oliveira

HALL, Peter. A Cidade na Região. Nasce o Planejamento Regional: Edimburgo, Nova York, Londres (1900-1940). In: _______. Cidades do Amanhã. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002. p.160-203 

 RESUMO DA OBRA

RESENHA DO CAPÍTULO V “A CIDADE NA REGIÃO. NASCE O PLANEJAMENTO REGIONAL: EDIMBURGO, NOVA YORK, LONDRES (1900-1940)”, DO LIVRO CIDADES DO AMANHÃ, DE PETER HALL.

          O quinto capítulo destaca que o planejamento regional nasceu com Patrick Geddes, junto a Lewis Mumford na década de 20 onde desenvolveram e iniciaram sua teoria na cidade de Nova York e depois disseminou pelo mundo, obtendo destaque nas capitais europeias.

Segundo Geddes o planejamento urbano deve começar com estudo da região, e esse  deve destacar aspectos e recursos naturais tais como as bacias hidrográficas o relevo e cultura popular existente pois isso influenciariam diretamente no plano urbano afim de produzir melhoria a vilas e aldeias que surgiam ao redor de rios e em vales e estavam preste a ser massacradas pela expansão industrial da época.

A partir do século XVI com surgimento de novas fontes energia hidráulica elétrica diminuído a necessidade de grandes unidades energéticas, surgindo pequenas unidades ocorrendo a descentralização industrial e o surgimento de novos municípios que ele descreve como um borrão de  gordura se espalhando ele defendia o crescimento planejado com qualidade de vida, já destacava naquela época situações insalubres saúde crescimento desordenado criminalidade desemprego dentre outros.

O grupo de arquitetos economista entre outros liderados por Mumford se juntaram e criaram a regional planning association of américa preocupados com a expansão industrial e crescimento desordenado de cidades como Nova York, Chicago e Filadélfia( cidades dinossauro), propondo discussões  norteados pelos ideias de Geddes, defendendo cidades Jardins qualidade de vida dos moradores, escrevem vários artigos e manifestos em busca de reestruturação dessas cidades nesse meio termo surge automóvel com ele rodovias, telegrafo energia elétrica agravantes que proporcionavam a dissipação das cidades em um ritmo muito acelerado, crescimento esse que seguia o plano diretor criado quatro anos antes, que privilegiava homens de negócio conflitando com os ideais da RPAA.

O planejamento NEW DEAL.

Roosevelt o então presidente após a queda da bolsa de valores de Nova YORK EM 1929 foi obrigado a realizar mudanças na política para aliviar as consequências da crise econômica o novo presidente esteva a princípio fortemente comprometido com o programa proposto pela RPAA levando em consideração “planejamento coorporativo em prol do bem comum”.

Surge a TVA  criada para intervir na geografia e na economia, buscando modificar a sociedade, da bacia hidrográfica do rio Tennessee, um dos maiores rios dos EUA, o plano requalificava e vida dos moradores ao seu entorno que viviam a margem da pobreza e então logo após foram construídas duas hidrelétricas para pais, mesmo concordando com o planejamento urbano proposto pela PRAA a América proposta pelo plano New Deal, não estava politicamente preparada para modelo de urbanização proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (215.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com