TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese literária do livro "As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”

Resenha: Síntese literária do livro "As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Resenha  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  1.471 Visualizações

Página 1 de 6

Este trabalho tem por objetivo fazer uma síntese entre o livro literário “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”. O livro conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonha em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição local criança só pode usar birotes

Quando a avó de Bintou fala-lhe sobre as questões de como as mães pararam de deixar as meninas tenham cabelos longos ela resmunga porem conforma-se e torna-se a heroína da história por salvar os dois amigos. Entretanto, no final da história ela fica feliz com seus cabelos enfeitados por belas fitas coloridas com conchinhas, ela sente-se realizada, pois sem preconceitos nem resistências mesmo se tratando de uma menina pequena. No texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem segundo parágrafo fala que: “Ao permitirmos que elas percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo”.

A história da Bintou é a base para desenvolvimento de vários assuntos em aulas para crianças referentes à: não discriminação, a regionalidade ao companheirismo, ao bom exemplo de convivência entre jovens e adultos etc.

A história fala de seu desejo em ter tranças e esse desejo é frustrado, pois nos ensinamentos de sua avó ela diz que as crianças não podem usar tranças, devido a algo acontecido no passado de seu povo onde as crianças que usavam tranças ficavam vaidosas e não queriam fazer amigos nem brincar, optando por cuidar dos cabelos e tornando assim crianças vaidosas, o que para a cultura do seu povo era prejudicial.

No texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem” (Harlan, 2000) mais especificamente no segundo parágrafo fala sobre:

Crianças com talentos intelectuais diferentes podem encontrar vias de aprendizagem mais significativas e emocionalmente satisfatórias. Ao permitirmos que elas percebam conceitos mais abstratos, funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem. Em todo contexto, percebe-se que essa criança apesar de sua baixa autoestima no inicio da história quanto ao seu desejo de ter tranças, ela se conforma quando tem parcialmente seu desejo realizado quando sua avó faz seus birotes com fitas coloridas e conchinhas tal qual em seu sonho que sendo um sonho com tranças mais que o sol a segue e ela passa então a se valorizar, uma menina mais bonita e entende que quando crescer terá suas tão sonhadas tranças já que essa tradição faz parte de sua cultura.

Ainda sobre o texto Uma Abordagem na Aprendizagem assunto pode ser explorada de várias formas e em todos os setores das matérias que fazem parte do curso de pedagogia, pois ele aborda temas com nas matérias de matemática e suas formas de aprendizagens fazendo “parte integrante de toda ciência, uma vez que oferecem vias de quantificação e registro das observações”(Harlan,2000).

A literatura na educação infantil, quando utilizada de forma adequada, é um instrumento de suma importância na construção do conhecimento e da aprendizagem da criança, fazendo com que ela entenda a leitura não só como um ato de aprendizagem significativa, mas também como uma atividade prazerosa que pode levá-la a outro mundo através de sua imaginação. Enquanto criança, podemos ser aquilo que nossa imaginação deseja. Por isso, é muito importante estimular os pequenos a fantasiar, pois ajudará na sua formação e na construção de sua identidade. As atividades artísticas devem ser feitas de modo a explorar as experiências vivenciadas pela criança através do tema proposto. Aprendizagem é a maneira pela qual se tem uma mudança de comportamento, obtida através de experiências construídas por vários fatores, como por exemplo, o emocional, o neurológico, o ambiente em que se está inserido, e o professor é essencial neste processo de aprendizagem dos alunos.

A disciplina de ensino das artes promove desenvolve sentimentos que expressam, comunicam e atribuem sentido às sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional, como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, nos brinquedos, bordados e etc. Já a música transmite a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos.

A interação entre os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, e cognitivos.

Área do conhecimento: Matemática

Nível do Ensino: Educação Infantil

Conteúdo / Tema: Contagem e números

Objetivos: Partes do corpo, Número e quantidade.

Procedimentos Metodológicos:

-Dividir a classe em equipes, cada equipe escolhe um colega para deitar no papel metro enquanto outro risca e recorta o contorno do corpo depois de pronto à equipe deve nomear as partes do corpo, escrever o nome do colega que teve seu corpo contornado e apresentar para turma.

-Em círculo cada aluno deverá dizer seu nome e fazer um gesto repetindo-o a quantidade de vezes que representa sua idade, os colegas deverão dizer que idade foi representada registrando no quadro o número e sua respectiva quantidade.

Avaliação: Avaliação oral e escrita, observando o desenvolvimento dos alunos diariamente.

Área do conhecimento: Natureza e sociedade

Nível de ensino: Educação Infantil

Conteúdo / Tema: O corpo humano e suas partes

Objetivo: Identificar os membros que formam o corpo humano

-Relação de semelhança e diferença: Número e quantidade

-Procedimentos Metodológicos:

-Apresentação de uma música falando sobre o corpo humano

-Quando estiver trabalhando com o corpo e suas partes já vai estimulando os alunos a identificarem questões de: maior/ menor, comprido/ curto, leve/pesado;

Avaliação: Ocorrerão por meio de observação das atitudes das crianças em relação integração com a música, sua concentração, participação e os movimentos.

Área do conhecimento: Arte e Música

Nível de Ensino: Educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com