TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha literaria de antropologia

Por:   •  17/4/2015  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

O texto “A antropologia urbana e os desafios da metrópole” de José Guilherme Cantor Magnani informa como a antropologia urbana no campo das ciências sociais pode contribuir para o estudo do fenômeno urbano, com o uso da etnografia, que consiste em compreender como certos grupos se comportam na sociedade.

No decorrer do texto, o autor se indaga sobre o que de fato se caracterizaria a etnografia, incluindo passagens de outros autores como Clifford Geertz e Merleau Ponty. Daí em diante, Magnani conclui que a etnografia nada mais é do que a inserção do pesquisador em meio ao grupo pesquisado, compartilhando dos costumes e visões que tem do mundo, assim, tendo um novo ponto de vista após o estudo de sua cultura.

Como exemplo, é citado suas pesquisas de campo, as quais surpreendem por tamanha singularidade, uma delas relatada, mostra a comunidade surda de São Paulo, a fim de identificar seus locais de encontro e modos de lazer. Conta que foi convidado a uma festa e que em meio a tantos surdos, ele se sentia o estranho do local, pois não compreendia a linguagem de sinais, sendo então, a minoria, mas após um tempo, se sentiu incluído, ao encontrar um intérprete. Porém, já em outra festa, se viu excluído, pois assim que notado, já era considerado um estranho, deixado de lado pelo pessoal, daí, teve como conclusão a de que os surdos fizeram com ele o que normalmente aconteceria o inverso, fazendo-o ver com outra perspectiva.

A idéia de exclusão está relacionada ao local onde o indivíduo se encontra, e com quem ele está no momento, como exemplo o surdo em nossa sociedade não se sente desconfortável quando com ele está outro que compartilha da mesma necessidade, por assim dizer, o ser humano tende a se sentir fora de seu grupo quando os que estão a sua volta não apresentam os mesmos traços e comportamentos.

De modo que a etnografia se faz presente na antropologia, vemos que o estudo das culturas deve ser feito diante de muitos estudos, o pesquisador deve realmente invadir a área em que há o interesse de saber os costumes e crenças, entrar num mundo e interagir com o novo, para maior absorção de conteúdo. O antropólogo deve estar em forma para ouvir, para que assim, esteja apto para a prática da etnografia, “na aldeia, no campo e na metrópole”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com