TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Antropologia

Por:   •  10/8/2021  •  Resenha  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Federal de Campina Grande Disciplina: Introdução à Sociologia

 

Nome do aluno(a)POLLIANA DA SILVA BARROS Mat: Int. Sociologia  

1º. ESTÁGIO –  Entrega até: 11/08/2021  até às 18h

 

  1. “A imaginação sociológica nos permite ver que muitos eventos que parecem dizer respeito somente ao indivíduo, na verdade, refletem questões mais amplas” (GIDDENS, 2001: 25). (Vale 3,0 pontos)

Com base nesta assertiva responda as seguintes questões:

  1. Como a sociologia nos ajuda a pensar imaginativamente indique uma situação e desenvolva um exercício de imaginação sociológica.    

Para entendermos a imaginação sociologica é importante a princípio adquirir a conciência que existe uma relação inerente ao individuao a sociedade. Onde é dada da seguinte forma, entre a história e a biografia, a historia é o contexto , isto é fatos importantes na qual o individuo irá fazer uma analise da sociedade. Em seguida, a biografia são as experiencias vividas pelo ser humano, ou seja  como o ser humano sente, pensa e ate mesmo como viaja . Por tanto o que se entende como imaginação sociologica é a relação do individo e asociedade, é um metodo de abstração, é um modo na qual se olha para o seu contexto e olha para a sua própria vida e você se retira da rotina do dia a dia e pensa no todo.  Ou seja, o individuo irá   pensar como sua atitude  impacta a sociedade e como que a sociedade tinha impacto, como se a gente adquirisse de certa forma uma perspectiva de terceira pessoa. .. A imaginam sociológica.                                                                                                                                                          

Além de ser um metodo de abstração que nos ajuda a entender a dinâmica social e tomar certas decisões, decisoes  mais conscientes, ela também nos  ajuda a distinguir entre os problemas pessoais e problemas públicos. Um exemplo disso seria, o desemprego. Se estiver desempregado isso não é necessariamente um problema público. Eu sou todos empregados, mas se três milhões de pessoas no país estiverem desempregadas, isso certamente leva a um problema público. E eu consegui chegar a essa conclusão porque o abstrai. Eu usei a minha imaginação sociológica, eu falei eu estou desempregado, mas nem todas as pessoas estão. Só que, se eu me retirar e olhar em terceira pessoa, eu estou vendo que o desemprego ele, esta corrente está acontecendo. Está tendo certo as consequências na economia.                                                                                                                                                  

  1. Explique a sociedade como objeto de estudo da sociologia, articulando sua resposta ao trecho citado acima.

A sociedade e o obejto de estudo da sociologia, sendo uma organização social e o processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes. O ato de pensar e uma ato socieal , aprender uma linguagem tambem é um ato social, embora todos nos virmos ao mundo com a capaciade de aprender linguas so a aprendemos em contato com o mundo social, essa constatação simples sobre sociedade da origem a muitas reflexão sobre o lugar do individuo no mundo, desde o fim do seculo xix que essa ciencia vem sendo sistematizadas em ciencias denominadas ciencias sociais . As pessoas vivem juntas ou seja em sociedade , os sociologos estão interessados em entender como acontece essa vida em sociedade, quais são as formas de convivências entre as pessoas , quais relacoes são fundamentais em sciedade, como funciona uma sociedade , porque as pessos no geral fazem coisas parecidas, porque algumas pessoas são exploradas subjulgadas e ate mesmo excravisadas, essas são apeenas algumas questoes entre milhares estudadas pela sociologia. As ciecias sociais fazem com que as pessoas façam boas perguntas e questionamento sobre atos sociais , ou seja a sociologa nos ensina a pensr sociologicament .

“Existem mulheres que são uma beleza. Mas quando abrem a boca…hummm…que tristeza! Não, não é o seu hálito que apodrece o ar. O problema é o que elas falam que não dá pra agüentar. Nada na cabeça, personalidade fraca. Tem a feminilidade e a sensualidade de uma vaca. Produzidas com a roupinha da estação. Que viram no anúncio da televisão. Milhões de pessoas transitam pelas ruas, mais conhecemos facilmente esse tipo de perua. Bundinha empinada pra mostrar que é bonita e a cabeça parafinada pra ficar igual paquita. Lôrabúrra! Lôrabúrra! Lôrabúrra! Lôrabúrra! Lôrabúrra. Ordem e Progresso, sua b… é um sucesso. Lôrabúrra! (Música “Lôrabúrra” de Gabriel, o Pensador). (vale 3,0 pontos)

A partir do trecho da música “Lôrabúrra” é possível concluir quê? Justifique suas respostas  

  1. uma atitude preconceituosa contra as mulheres brasileiras.

É nitido vermos no trecho da musica muito preconceito e machismo. Existe na nossa sociedade um preconceito instaurado contra as mulheres loiras . Mesmo com tantos debates  sobre abuso e assedio contra mulheres musicas como essas são lançadas e chegam ao topo das mais tocadas e fazem muito sucesso .

  1. Trata-se de um estereótipo discriminatório contra as mulheres que cuidam de seu corpo em academias e que se vestem bem.

Sim, passaram-se os anos e tentamos uma redução das desigualdades de gênero, mas as mulheres ainda são objeto de discriminação e violência. A razão de todo o preconceito contra mulheres vem por meio do machismo. Machismo esse que é visto tão presente na letra dessas musica. Na nossa sociedade são criados esteriotipos para menosprezar as mulheres , assim, são punidas, atingidas moralmente e fisicamente por uma postura que as impede de viverem livres e independentes. Frases como essas citadas na musica são  exemplos de preconceitos  enfrentados por mulheres que, como dito, não são respeitadas perante a cultura machista. Como consequência, mulheres sofrem preconceitos, são violentadas, estupradas e abusadas. Ou seja, não alcançam seu posicionamento como cidadã na sociedade. Tudo em razão de uma cultura perversa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (216.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com