TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Argan

Por:   •  22/5/2017  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 2


   

      Para Argan, a arte moderna não significa necessariamente que ela é contemporânea. Mas a arte em si, só é considerada assim se for moderna, uma vez que, a arte moderna reflete as características e as exigências dos indivíduos e da sociedade que deseja afastar-se das tradições clássicas, e chegar em seus próprios objetivos e obter suas conquistas.  A arte desse período pode ser caracterizada pela necessidade dos artistas de seguirem em direções diferentes daquelas que lhes foram impostas, buscando novas direções e modos de criação do seu trabalho, contradizendo as relações anteriores.
         Com o passar do tempo, o artista sente a necessidade de traduzir na obra de arte, a sensação visual imediata daquilo que se está retratando. Durante o impressionismo,  o maior objetivo dele seria afirmar que a sensação tem valor absoluto e autônomo, o artista tende a transmitir todas as suas sensações através da obra. Um homem que se considera moderno (definido exclusivamente pela autenticidade de suas próprias experiências), segue necessariamente duas direções: estabelece a figura e a estrutura do mundo dado exclusivamente como a sensação, ou então, estabelece o sentido e a finalidade de uma existência humana entendida como o contexto da sensação. Se uma arte segue essas duas direções, ela é exclusivamente moderna.
       A arte desse período, a arte moderna, renuncia toda e qualquer tradição clássica, não mais é considerada como beleza universal, mas sim passa a ser a arte da sociedade histórica que busca as sensações, busca superar as tradições nacionais e se tornar internacional. Deste modo, a questão da arte se apresenta em vários planos: participando diretamente da situação histórica, e abrange problemas não apenas de ordem estética, mas também morais, sociais, religiosos e até mesmo política. Mas arte enquanto é arte, é um modo completo e insubstituível de experiências, ela conserva e acentua a sua própria autonomia.
         Durante esse período, começa a surgir o problema da avaliação história do impressionismo, e em primeiro lugar, procura-se esclarecer-lo e se orientar por uma tendência clássica ou romântica. Por esta razão, uma das características marcantes da arte moderna é a formação continua de grupos e tendências, cada um dos quais desenvolve um programa e tende a impor a sua estética individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (20 Kb)   docx (296.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com