TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Carta de Restauro

Por:   •  27/10/2017  •  Resenha  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  3.203 Visualizações

Página 1 de 2

CARTA DE RESTAURO

A Carta de Restauro foi divulgada em 06 de abril de 1972 pelo Ministério de Instrução Pública na Itália, através da circular nº 117, com objetivo de assegurar que as intervenções de restauro sigam os métodos adequados estabelecidos através de normas e instruções anexas. Na época em que foi elaborada, aconteceu a crise do petróleo, o que levou os Estados Unidos, a Suécia, o Reino Unido e o Brasil - que passava pela ditadura militar - à recessão, ao mesmo tempo que economias de países como o Japão e Alemanha, na época Alemanha Ocidental começavam a crescer. Nesta época também surgia a defesa do meio ambiente. Houve também um crescimento das revoluções comportamentais da década anterior. Muitos a consideram a "era do individualismo".

A carta conta com 12 artigos que descrevem diretrizes para intervenções de restauração em todos os tipos de obra de arte, desde monumentos arquitetônicos, pinturas e esculturas a conjunto de edifícios de interesse monumental, histórico ou ambiental, centros históricos, coleções artísticas e jardins de especial importância. No documento, a restauração é definida como qualquer intervenção, não necessariamente direta, a fim de manter em funcionamento, facilitar a leitura e transmitir integralmente as obras anteriormente citadas. São descritas todas as diretrizes, etapas, responsabilidades, trabalhos, técnicas e programas para a preservação e restauração de bens históricos, artísticos e culturais.

A Carta do Restauro contribuiu para enriquecer o debate sobre a necessidade de diversos estudos acerca do tecido urbano, aspectos tipológicos, eventuais acréscimos ou modificações e demais aspectos antes de ser iniciado qualquer tipo de intervenção no bem ou obra de arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com