TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cartas de um jovem Terapeuta

Por:   •  24/3/2017  •  Resenha  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório do livro “Cartas a um jovem Terapeuta”

Juliana Soares Dias.                     5° período Manhã

Estágio Intermediário 1

O livro “Cartas para um jovem Terapeuta” trás a realidade da profissão do Psicoterapeuta. O livro é composto por cartas, respostas que o autor escreve a perguntas que lhe fazem. Essa dinâmica de respostas é muito benéfica pois nos coloca na posição de quem recebe a carta nos fazendo pensar como a pessoa que perguntou procurando entender e desenvolver um raciocínio diante a resposta.

Um dos pontos principais do livro pra mim é quando ele coloca condições para ser um psicoterapeuta. Como aluna de psicologia me coloquei no lugar de quem tem vontade de seguir carreira e tentei me encaixar no perfil colocado por ele. De certo eu não estaria apta, mas como ele mesmo fala não quer dizer que todos tem que ser assim.

Além da parte pessoal o livro demonstra as dificuldades no aspecto do mercado de trabalho, essa parte nos mostra que algumas pessoas têm mais recursos e facilidade do que outras. Pessoas que já possuem um histórico na família, como consultório de pais ou coisas do tipo, vão ter mais facilidade pra entrar e aprender a trabalhar, outros vão ter que correr atrás de indicações e se formar como profissional já dentro da faculdade.

Outro ponto importante é que nessa profissão existem alguns problemas com os pacientes. Na psicanálise durante o tratamento é necessário que haja a transferência na relação com o terapeuta, para uma cura saudável é necessário que isso ocorra, por isso o terapeuta tem que estar ciente e trabalhar com responsabilidade sabendo das condições da paciente, no caso.

Esse livro me fez pensar sobre a possibilidade de ser psicoterapeuta, mas com as condições colocadas por ele acho que é um caminho difícil a se traçar, não por querer reconhecimento e ser famosa mas por crescimento pessoal ainda tenho que trabalhar algumas coisas. A experiência de ler esse livro foi diferente pelo fato de que não tem nada fantasiado, é a realidade de uma profissão escrita em forma de cartas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com